Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo

Autores/as

  • Mariana Santos Lemes Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcelo Cervo Chelotti Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102027953

Palabras clave:

Educação Rural, Educação do Campo, Paradigma

Resumen

O presente artigo busca elucidar a relação paradoxal entre os pressupostos teóricos que compreendem o paradigma da Educação do Campo e o paradigma da Educação Rural. Do ponto de vista metodológico optou-se por uma revisão da literatura abarcando os principais autores que discutem tais pressupostos. A partir de uma abordagem que privilegia o debate sobre qual conceito de rural o paradigma foi estruturado, espera-se compreender seus principais fundamentos. Assim, entende-se o Paradigma da Educação Rural enquanto principio de um projeto de educação correspondente aos anseios de modernização do território brasileiro. Enquanto que, o Paradigma da Educação do Campo é compreendido como um processo em construção que surge por meio do entendimento de um projeto de educação político-social mais abrangente que assegura o campo como espaço de vida digna e de legítima luta por políticas públicas específicas e por um projeto educativo próprio para seus sujeitos. Portanto, mais do que uma terminologia, o que está em questão são dois distintos projetos educacionais para o campo brasileiro, cunhados em distintos momentos históricos, e emanados por diferentes segmentos da sociedade.

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Biografía del autor/a

Mariana Santos Lemes, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre Geografia/PPGeo/UFU/MG

Marcelo Cervo Chelotti, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Geografia - Universidade Federal de Santa Maria - RS (2000) Mestrado na Universidade Estadual Paulista-PP (2003) Doutorado na Universidade Federal de Uberlândia (2009)

Publicado

2015-08-12

Cómo citar

LEMES, M. S.; CHELOTTI, M. C. Aportaciones al debate paragmático entre Educación rural y Educación del campo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 20 Jul., p. 493–511, 2015. DOI: 10.14393/RCT102027953. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27953. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

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