Construção do conhecimento agroecológico em Corumbá/MS: práticas acadêmicas e saberes camponeses
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT206079731Palavras-chave:
agroecologia, certificação orgânica, vitrines tecnológicasResumo
O objetivo deste trabalho é descrever a construção do conhecimento agroecológico a partir de uma metodologia fora do eixo, conduzida pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP), na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, em Corumbá/MS. Para isso, utilizou-se um conjunto de ações teórico-práticas em uma disciplina de graduação, que foi associada a um curso de extensão. Essa estratégia permitiu a inclusão de um público diversificado, como camponeses, alunos de graduação e do ensino técnico. O resultado dessas ações foi a construção de duas vitrines tecnológicas em assentamentos rurais de Corumbá/MS e a elaboração de novos conceitos para a agroecologia, criados em conjunto com os participantes. Conclui-se que a práxis da universidade, quando associada aos saberes camponeses, pode gerar benefícios mútuos para ambos os lados.
Downloads
Referências
ALTIERI, M. A.; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: Teoria e Prática para uma Agricultura Sustentável. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2000.
ALTIERI, M. A.; TOLEDO, V. M. The agroecological revolution in Latin America: a political ecology of social movements. Journal of Peasant Studies, v. 38, n. 3, p. 587-612, 2011. DOI: https://doi.org/10.1080/03066150.2011.582947
COSTA, E. A. Agroecologia como instrumento da emancipação camponesa. Revista de Geografia (Recife), v. 40, n. 4, p. 146-163. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.260676
FALS BORDA, O. Participatory (action) research in Colombia: some personal reflections. In: REASON, P.; BRADBURY, H. (org.). Handbook of action research: participative inquiry and practice. Thousand Oaks: Sage Publications, 2001. p. 27-36.
FALS BORDA, O. Una sociología sentipensante para América Latina. In: MONCAYO, V. M. Antología y presentación. México: Siglo XXI Editores; Buenos Aires: CLACSO, 2015.
FERREIRA, M. R.; PAGLIARO, H. Brechas decoloniais e interculturalidade: por uma universidade “outra”. Revista de Geografia, v. 40, n. 4 (Especial), p. 31–55, 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-6211.2023.260665
GLIESSMAN, S. R. Agroecology: the ecology of sustainable food systems. 2.ed. Boca Raton, FL: CRC Press/Taylor & Francis, 2007.
GUDYNAS, E. Postdesarrollo como crítica. (Y la caja de herramientas del análisis crítico del desarrollo). In: VELTMEYER, H.; BOWLES, P. (ed.). Guía esencial para los estudios críticos del desarrollo. La Paz, Bolivia: CIDES UMSA, 2019. p. 83-90.
MIGUEL, J. D.; CASTRO, M. J. A transição agroecológica e o enfoque sistêmico: princípios e métodos. Piracicaba: ESALQ, 2009.
QUIJANO, A. Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina. In: LANDER, E. (org.). La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Buenos Aires: CLACSO, 2000. p. 201-246.
VICENTE, M. Vitrine tecnológica. Jaguariúna, SP: Embrapa Meio ambiente, 2020.
WALSH, C. Shifting the geopolitics of knowledge: the ‘decolonial’ option. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 224-239, 2007. DOI: https://doi.org/10.1080/09502380601162530
WEZEL, A.; BELLON, S.; DORE, T.; FRANCIS, C.; VALLOD, D.; DAVID, C. Agroecology as a scientific field, a social movement and a set of practices. A review. Agronomy for Sustainable Development, v. 29, n. 4, p. 503-515, 2009. DOI: https://doi.org/10.1051/agro/2009004
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Edgar Aparecido da Costa, Alberto Feiden

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.






















