Trabalho e território em "Torto Arado": um olhar geográfico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195674863

Palabras clave:

Geografia e Literatura, Torto Arado, comunidade rural, trabalho, território

Resumen

Com o intuito de construir reflexões a partir da relação Geografia e Literatura, este artigo tenta contribuir com a análise de conteúdo da obra Torto Arado de Vieira Junior (2019) a fim de identificar os sentidos do trabalho e do território, possibilitando uma leitura geográfica de uma comunidade rural fictícia, mas que apresenta fortes elementos de vinculação com a realidade, principalmente se refletimos sobre o processo de produção do espaço rural e as relações de trabalho realizadas ao longo do tempo no território brasileiro. A ferramenta utilizada para a coleta e análise de dados foi a Análise de Conteúdo (Bardin, 2016). Para isso, foi realizada pesquisa bibliográfica, utilizando bases de dados e obras relacionadas à temática de Geografia e Literatura e aos conceitos de trabalho e território. A partir das análises construídas, compreendemos como o vínculo estabelecido entre terra, trabalho e território para as comunidades rurais é a expressão da sua identidade e da presença ainda hoje das desigualdades ocasionadas pelo fim do período escravocrata que deixou a margem da sociedade a recém-liberta população negra e a acumulação fundiária ocasionada pela Lei de Terras de 1850.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Amanda Neta de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

    Licenciada em Geografia pela Univasf, pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE-CNPq/Univasf, atuando na linha "A geografia histórica e a história do pensamento geográfico como chaves de análise e interpretação da produção social do espaço". Tem interesse em Educação Geográfica, Geografia e Literatura, Geografia Humana.

  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega, Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)

    Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com ênfase em Gestão e Políticas Ambientais pela UFPE (2009); Doutor em Geografia Humana pela USP (2015). Professor Adjunto da Univasf, campus Senhor do Bonfim - Colegiado de Geografia. Coordenador do Laboratório de Geografia Humana do Curso de Geografia da Univasf(desde 2018); Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE - Univasf desde 2016); Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco - UPE, campus Petrolina (desde 2016); Pesquisador da Rede de Pesquisadores - Itinerários das Ciências Humanas - RePECH, IFSertãoPE, UFRPE, UPE, UNIVASF (desde 2020). Pesquisador do Grupo Migrações, Trabalho, Crises e Ensino de Geografia - USP (desde 2023). Possui experiência de orientação de estudantes de Iniciação Científica, de Extensão, de Gradução e Especialização. Possui experiência de pesquisa e docência (nacional e internacional) nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Histórica, História do Pensamento Geográfico, Formação Econômica e Territorial do Brasil, Geografia Econômica, Geografia da População, Geografia Regional do Nordeste brasileiro, Geografia Urbana, Geografia Política, Epistemologia da Ciência Geográfica, Planejamento Regional, Geografia e Cultura, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Geografia do Envelhecimento e Envelhecimento Humano, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio à Educação Geográfica.

Publicado

2025-02-11

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SOUZA, Amanda Neta de; NÓBREGA, Pedro Ricardo da Cunha. Trabalho e território em "Torto Arado": um olhar geográfico. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 56, p. 291–319, 2025. DOI: 10.14393/RCT195674863. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/74863. Acesso em: 11 dec. 2025.