A luta dos movimentos socioterritoriais camponeses pelo direito à Educação do Campo
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT153804Abstract
Toda a legislação que foi sancionada a respeito da Educação do Campo é conquista de todo o Movimento da Educação do Campo, que envolve, além dos movimentos socioterritoriais camponeses, várias organizações sociais, universidades e educadores do campo (formais e não formais), representados, sobretudo, primeiramente, pela Articulação Nacional Por uma Educação do Campo e, atualmente, o Fórum Nacional da Educação do Campo (FONEC). A primeira conquista da Educação do Campo, enquanto política pública, foi o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), que é uma política pública de Educação do Campo desenvolvida nas áreas de Reforma Agrária. A metodologia do artigo está dividida em duas partes principais. A primeira é a análise da legislação e de documentos oficiais relativos à Educação do Campo. A segunda está relacionada com a entrevista de camponeses-assentados-educandos do Curso Especial de Geografia do Pronera (CEGeo).