Agroecological space and marketing

pioneering experiences in the state of Pernambuco

Authors

  • Marcones Ivo Braz Universidade Federal de Pernambuco
  • Mônica Cox de Britto Pereira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143311

Abstract

O presente trabalho tem o objetivo de identificar as primeiras experiências de comercialização de alimentos agroecológicos em Pernambuco, que posteriormente, no ano de 1997, tornar-se-ia o Espaço Agroecológico, bem como analisar a conjuntura que levou a criação das duas primeiras feiras que o compõem. Após os agricultores adotarem a agroecologia, houve a necessidade da construção de um canal autônomo, distante dos antigos meios de escoamento, que eram as feiras livres e os “atravessadores”, intermediários que, em grande parte dos casos, exploram os agricultores pagando um preço muito abaixo do mercado. O artigo mostra a importância dos mercados paralelos, tendo como modelo a primeira feira de produtos agroecológicos do Recife/PE/Brasil: Espaço Agroecológico do bairro das Graças.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2019-12-17

How to Cite

BRAZ, M. I.; PEREIRA, M. C. de B. Agroecological space and marketing: pioneering experiences in the state of Pernambuco. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 33 Ago., 2019. DOI: 10.14393/RCT143311. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/52098. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Relato de experiência