ANALYSIS OF SOCIO-SPATIAL TRAJECTORIES IN THE PROCESS OF RECREATION OF PEASANT THROUGH AGRARIAN REFORM SETTLEMENTS

Authors

  • Dinalva Donizete Ribeiro Universodade Federal de Goiás (UFG)
  • Juliana Carneiro Guimarães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71414034

Keywords:

Campesinato, Expropriação, (E)Migração, Assentamentos

Abstract

Os assentamentos de reforma agrária expressam a materialidade da dinâmica da recriação camponesa, sendo as trajetórias socioespaciais um elemento importante para se compreender tal processo. Aqui se tem o objetivo de analisar as trajetórias socioespaciais dos camponeses do assentamento Rio Claro, situado no município de Jataí (Goiás), evidenciando os diversos fatores que favorecem e/ou bloqueiam o processo de recriação destes. Para tanto, investigou-se as diferentes fases de suas vidas, tanto no período anterior à luta pela terra, quanto posterior, evidenciando o caminho percorrido e como se deu o processo que orientou a constituição do assentamento. Metodologicamente, utilizou-se de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, com coleta de dados por meio de questionário e entrevista semi-estruturada. Os dados e reflexões aqui apresentados são fruto da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás, Campus Jataí.

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Author Biographies

Dinalva Donizete Ribeiro, Universodade Federal de Goiás (UFG)

Doutora em Geografia. Professora da Escola de Agronomia/Setor de Desenvolvimento Rural.

Juliana Carneiro Guimarães, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Geografia. Professora do Curso de Educação Física/Campus Jataí.

Published

2012-08-20

How to Cite

RIBEIRO, D. D.; GUIMARÃES, J. C. ANALYSIS OF SOCIO-SPATIAL TRAJECTORIES IN THE PROCESS OF RECREATION OF PEASANT THROUGH AGRARIAN REFORM SETTLEMENTS. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71414034. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/14034. Acesso em: 25 nov. 2024.

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