THE TERRITORIAL AND MULTIDIMENSIONAL VALORIZATION OF FRANCISCO BELTRÃO (PR, BRAZIL) PATRIMONY
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT4811912Keywords:
Território, Patrimônio, Identidade, Cultura, PaisagemAbstract
Neste artigo, temos como finalidade analisar o território de Francisco Beltrão, evidenciando características de sua formação e a necessidade de valorização do patrimônio historicamente constituído. Para tanto, os conceitos de território, espaço, paisagem, identidade e patrimônio são fundamentais, numa perspectiva mais abrangente, multidimensional, através da qual identificamos possibilidades para o desenvolvimento considerando a necessidade de preservação da cultura e da natureza, e a complementaridade entre os espaços urbano e rural. Os principais procedimentos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, coleta de dados secundários do IBGE e Prefeitura Municipal e realização de entrevistas semi-estruturadas. A produção do espaço de Francisco Beltrão, tanto urbano como rural, gerou um patrimônio territorial (material e imaterial), resultado dos múltiplos processos envolvidos na sua formação: econômicos, políticos e culturais. Como nem sempre o patrimônio é preservado, muitas vezes, é preciso resgatá-lo, torná-lo acessível e subsidiar a elaboração de projetos para sua valorização. A preservação e a valorização do patrimônio de Francisco Beltrão precisa ser multidimensional e territorial, ou seja, social e natural, ao mesmo tempo.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2009-09-09
How to Cite
SAQUET, M. A.; GALVÃO, A. R. G. THE TERRITORIAL AND MULTIDIMENSIONAL VALORIZATION OF FRANCISCO BELTRÃO (PR, BRAZIL) PATRIMONY. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 4, n. 8 Ago., p. 98–120, 2009. DOI: 10.14393/RCT4811912. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11912. Acesso em: 22 nov. 2024.
Issue
Section
Artigos
License
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.