Diálogos na reforma agrária: articulação de saberes na construção de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais

Autores

  • Maria Anezilany Gomes do Nascimento Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Cícero Nilton Moreira da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Francisca Maria Teixeira Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT3611874

Palavras-chave:

Construção Participativa, Educação Popular, Desenvolvimento, Território, Reforma agrária

Resumo

No ano de 2005, o convênio entre o INCRA e a instituição CEPAC oportunizou a qualificação dos processos de construção dos Planos de Desenvolvimento dos Assentamentos (PDAs) e dos Planos de Recuperação dos Assentamentos (PRAs). O objetivo deste trabalho é analisar como a equipe de capacitação em serviço (técnicos do CEPAC) exercitou a construção dos referenciais de trabalho, junto aos profissionais das equipes técnicas contratadas pelo INCRA, identificando os processos sociais que engendram a (re)organização sócio-espacial dos assentamentos. A perspectiva teórico-metodológica da consultoria adotou a categoria Educação Popular como pressuposto, e o II Plano Regional de Reforma Agrária - PRRA do Estado do Ceará, como referência político-social para articular as discussões. Dentro desse contexto, a reflexão teórica permite apontar aspectos críticos ao modelo de capitalista para a agricultura brasileira, fundada na perspectiva do agronegócio. Assim, os resultados do trabalho possibilitam identificar alguns elementos temáticos, norteadores da abordagem da assessoria técnica, para a construção participativa dos PDAs e PRAs. São eles: Desenvolvimento, Território e Territorialidades na Reforma Agrária; Agroecologia e Sócioeconomia Solidária; Educação popular e Educação do Campo; Agricultura familiar e Agricultura Camponesa. Nesse sentido, destacam-se as seguintes considerações: a construção de elementos teóricos e metodológicos para a elaboração de planos de natureza participativa pressupõe o exercício de valorização dos sujeitos envolvidos no processo, fundamento essencial da Educação Popular, na perspectiva da construção do diálogo libertador.

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Biografia do Autor

Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Geógrafa e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professora da UERN.

Cícero Nilton Moreira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Licenciado e Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará. Professor da UERN.

Francisca Maria Teixeira Vasconcelos

Mestre em Geografia e professora de Geografia da Educação Básica do Estado do Ceará

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Publicado

04-08-2008

Como Citar

NASCIMENTO, M. A. G. do; SILVA, C. N. M. da; VASCONCELOS, F. M. T. Diálogos na reforma agrária: articulação de saberes na construção de planos de desenvolvimento de assentamentos rurais. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 3, n. 6 Ago., p. 172–178, 2008. DOI: 10.14393/RCT3611874. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11874. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Relato de experiência

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