Tekoá Araçá-í, caminhando e aprendendo com a espaço temporalidade entre os processos de Ara Ymã e Ara Pyau
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT205877636Palavras-chave:
calendário Mbyá Guarani, comunidade indígena, conhecimento tradicional indígenaResumo
Este artigo apresenta inicialmente uma caracterização da Tekoá Araçá-í, uma comunidade Mbyá Guarani localizada em Piraquara, Paraná, e descreve o processo de construção do calendário Mbyá Guarani da Escola Estadual Indígena Mbyá Arandu. Utilizando a metodologia da observação participante, o estudo aborda o relacionamento entre a comunidade e seu entorno. A sistematização do calendário reflete o espaço tempo Mbyá Guarani, expresso na simbiose entre os elementos naturais, o seu modo de existência vinculado aos rituais que marcam a passagem da espaço temporalidade, orientada pelos ciclos solares, lunares, pelas mudanças de tipos de tempo, vistas nas transformações espaciais. O calendário detalha os ciclos de Ara Pyau (tempo novo) e Ara Ymã (tempo velho), cuja passagem é marcada por rituais e práticas agrícolas e territoriais fundadas na cosmo-ecologia do povo Mbyá, onde se valoriza o respeito e reconhecimento dos ciclos naturais e da ancestralidade. A partir da Agroecologia ressalta-se a importância de um posicionamento de escuta e aprendizado para a compreensão dessas cosmologias, ontologias e epistemologias.
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