A manipulação da jornada laboral na reprodução do capital agroindustrial canavieiro e a superexploração do trabalho

Autori

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195675291

Parole chiave:

reestruturação produtiva, jornada de trabalho, capital agroindustrial canavieiro, superexploração do trabalho

Abstract

O artigo tem como objetivo dar visibilidade à manipulação da jornada de trabalho, na reprodução do capital agroindustrial canavieiro, especialmente em regiões produtoras do estado de São Paulo. Em termos de procedimentos metodológicos, realizaram-se análise documental e entrevistas semiestruturadas junto a trabalhadores que laboram no processo produtivo da cana-de-açúcar. A partir da categoria superexploração do trabalho, de Ruy Mauro Marini e da teoria marxiana, buscou-se evidenciar que as jornadas de trabalho têm sido estrategicamente organizadas para prolongar e intensificar as atividades laborais, na produção agroindustrial canavieira, a fim de ampliar a extração de mais-valia. As consequências desse processo são a ampliação da exposição dos trabalhadores a riscos e agravos à saúde, por meio de aumento nas lesões por esforços repetitivos, acidentes no trabalho, ampliação dos índices de adoecimento, entre outras.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Maria Joseli Barreto, Universidade Federal de Viçosa (UFV), MG, Brasil

    Licenciada, Bacharel, Mestre e Doutoranda em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) - Campus de Presidente Prudente. Teve bolsa de Iniciação Científica da FAPESP e no Mestrado do CNPq. Faz parte do Centro de Estudos de Geografia e Trabalho (CEGeT) - UNESP - Presidente Prudente sob a orientação da Prof. Dr. Antonio Thomaz Júnior. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Agrária, atuando nas seguintes temáticas: trabalho, agrohidronegócio, agroindústrias canavieiras.

Pubblicato

2024-12-13

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

BARRETO, Maria Joseli. A manipulação da jornada laboral na reprodução do capital agroindustrial canavieiro e a superexploração do trabalho. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 56, p. 196–221, 2024. DOI: 10.14393/RCT195675291. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/75291. Acesso em: 12 feb. 2026.

Altri articoli dello/a stesso/a autore/rice