Relações entre a concentração de terras e a escravidão contemporânea no Brasil

algumas considerações sobre a produção de commodities e a escravização de trabalhadores no campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195673598

Palabras clave:

concentração de terras, trabalho escravo contemporâneo, capital, agronegócio, relações de trabalho

Resumen

O presente texto discute e apresenta as relações entre a concentração fundiária e o trabalho escravo contemporâneo no Brasil, trazendo para o debate algumas considerações sobre a produção de commodities e a escravização de trabalhadores no campo. Para tanto, como procedimento metodológico foram utilizados dados dos Censos Agropecuários (1985-2017) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para a análise da concentração de terras no país, e dados da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Observatório da Erradicação do Trabalho Escravo e do Tráfico de Pessoas na identificação da ocorrência de escravidão contemporânea em território nacional. Também, foram usadas notícias de sites que publicam e veiculam informações sobre os resgates feitos pelas equipes de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Como recorte espacial de análise, damos destaque aos seis estados brasileiros que mais submetem trabalhadores ao trabalho escravo contemporâneo, são eles: Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás, Maranhão e Bahia. Como resultado da discussão, evidenciou-se como a perpetuação histórica do modelo desigual de uso e apropriação da terra reflete a produção capitalista do/no espaço e se articula às formas de exploração do trabalho que são executadas pelo capital no espaço agrário. Isso inclui a incidência de relações laborais semelhantes à escravidão, intimamente ligadas à forma predatória da produção de commodities pelo agronegócio.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Christiane Senhorinha Soares Campos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

    Professora do Departamento de Economia, do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e do Programa de Pós-Graduação em Economia (PROPEC) da UFS. Tem Doutorado em Geografia (UFRGS, 2009), Mestrado em Geografia (UFG, 1999). Graduação em Ciências Econômicas (UCG, 1993) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo (UFG, 1994).

Publicado

2024-12-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

SANTANA, Aurelane Alves; CAMPOS, Christiane Senhorinha Soares. Relações entre a concentração de terras e a escravidão contemporânea no Brasil: algumas considerações sobre a produção de commodities e a escravização de trabalhadores no campo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 56, p. 150–170, 2024. DOI: 10.14393/RCT195673598. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/73598. Acesso em: 15 dec. 2025.