Caiçara: identidade que permanece nos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT185171128

Palavras-chave:

caiçara, Identidade, territorialização, desterritorialização, reterritorialização

Resumo

Caiçara é sujeito que vive em comunidade com modos de vida específicos, em meio ao bioma da Mata Atlântica, cria vínculos materiais e imateriais com o espaço ocupado, com o processo de territorialização. A desterritorialização dos indivíduos caiçaras ocorre com a migração, principalmente para as cidades, gerando novos movimentos de reterritorialização. Diante deste contexto buscou-se identificar no sujeito caiçara traços comuns presentes no processo de territorialização, desterritorialização e reterritorialização (TDR).  A pesquisa foi construída por meio de revisão teórica e bibliográfica. Os resultados obtidos permitiram construir uma leitura dos traços comuns dos sujeitos caiçaras a partir do processo conceitual TDR, numa perspectiva individual de cada conceito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayra Taiza Sulzbach, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), mestrado (1998) e doutorado (2005) em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná, doutorado sanduíche em Economia das Organizações pelo Centre d'Analyse Théorique des Organisations et des Marchés (ATOM) - Université Paris 1 (Pantheon-Sorbonne), (2004) e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica no Laboratoire Interdisciplinaire de Sociologie Économique (LISE) junto ao Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/Paris III) (2016). Docente do Setor Litoral da UFPR e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial Sustentável (PPGDTS) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PPGMADE). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em organizações sociais e produtivas, atuando principalmente no desenvolvimento territorial sustentável. 

Clóvis Ultramari, Pontifícia Universidade Católica do Paraná / Universidade Federal do Paraná

Arquiteto e Urbanista. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano pela Universidade Federal do Paraná. Professor permanente junto ao Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e ao Programa de Pós-graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Universidade Federal do Paraná. Projetos de pesquisa e temas de interesse: Aspectos epistemológicos do urbano, Gestão Urbana, Grandes Projetos Urbanos; Circulação de Ideias no estudo das Cidades, Literatura e Cidade, América Latina. Coordenador da Área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES 2018-2022. Pesquisador visitante junto à UCLA / Los Angeles, The George Washington University / Washington-DC, e MIT / Massachusetts Institute of Technology / Cambridge. Ano de 2023: pesquisador visitante no Insitute for Global Prosperity, University College London. Bolsista produtividade CNPq.

Downloads

Publicado

16-11-2023

Como Citar

FELISBINO, J. N.; SULZBACH, M. T.; ULTRAMARI, C. Caiçara: identidade que permanece nos processos de territorialização, desterritorialização e reterritorialização. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 51, p. 55–76, 2023. DOI: 10.14393/RCT185171128. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/71128. Acesso em: 15 jun. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial Metodologias Qualitativas de Pesquisa e/ou Ação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)