Estratégias de lutas e resistências das comunidades Jambuca e Batista, Maranhão, Brasil

Autores

  • Lohanne Caroline Correia Domingues Universidade Estadual do Maranhão
  • Frederico Lago Burnett Universidade Estadual do Maranhão https://orcid.org/0000-0003-0605-4846

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT185069638

Palavras-chave:

conflitos socioambientais, territorialidade, resistência, Campo de Perizes, Maranhão

Resumo

Este artigo publiciza a luta e resistência das comunidades Jambuca e Batista, localizadas em Campo de Perizes, no município de Bacabeira, Maranhão, diante da dinâmica de territorialização do Capital sobre seus espaços de vida tradicional e fontes de aprovisionamento. Apresentam-se as ofensivas que, ao longo dos anos, interferem na reprodução cotidiana dos moradores locais, no uso de seus espaços e nas relações sociais e as contraofensivas comunitárias, articuladas através de múltiplas formas de resistências para na defesa do território e de seus modos de vida. O corpo metodológico da pesquisa se constituiu de estudos bibliográfico documental e empírico, efetivado através de trabalhos de campo, onde realizou-se a caracterização sócio-espacial das comunidades, apoiada na identificação do território pelos próprios moradores, com registros fotográficos e entrevistas, incluindo agentes sociais e gestores públicos envolvidos direta ou indiretamente no conflito pelo território. Constata-se que a dinâmica da luta está na própria organização interna das comunidades, cuja militância articula moradores e diferentes grupos sociais na defesa da territorialidade construída ao longo de mais de quarenta anos em Campo de Perizes.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Frederico Lago Burnett, Universidade Estadual do Maranhão

Maranhense de São Luis, iniciou estudos de Arquitetura e Urbanismo em 1968 na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, concluiu em 1980 na Universidad de Buenos Aires, Argentina, mestrado em Desenvolvimento Urbano em 2002 na Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em Políticas Públicas em 2009 na Universidade Federal do Maranhão, estágio pós-doutoral no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará em 2021, técnico aposentado do governo do Estado do Maranhão (1982 a 2017), áreas de patrimônio histórico e planejamento regional, professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (1986-2022) e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioespaciale Regional desde 2010, ambos da Universidade Estadual do Maranhão, atuando em estudos e pesquisas sobre planejamento e gestão urbano e regional, história urbana e moradia popular rural e urbana autoproduzida no Maranhão.

Downloads

Publicado

26-10-2023

Como Citar

DOMINGUES, L. C. C.; BURNETT, F. L. Estratégias de lutas e resistências das comunidades Jambuca e Batista, Maranhão, Brasil. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 18, n. 50, p. 230–255, 2023. DOI: 10.14393/RCT185069638. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/69638. Acesso em: 15 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos