Do campo à universidade
análise das trajetórias acadêmicas de jovens oriundos do meio rural em Viçosa-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT184967584Palavras-chave:
Juventude do campo, Ensino Superior, Trajetória AcadêmicaResumo
O objetivo deste artigo é compreender as transformações do modo de vida dos jovens oriundos do meio rural analisando suas trajetórias acadêmicas. Para tal, trabalhou-se com a categoria Juventude, problematizada por meio da noção de trajetórias acadêmicas. Do ponto de vista metodológico, empregou-se, nesta investigação, uma pesquisa de campo desenvolvida por meio da abordagem qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados, foram feitas entrevistas semiestruturadas com os estudantes e egressos que se constituem público-alvo da pesquisa. Comparando as trajetórias dos jovens aqui apresentados percebe-se que eles têm em comum o fato de serem filhos de agricultores e terem superado os pais no que se refere ao grau de estudo. Todos são oriundos de escolas públicas e encontraram dificuldades no transcorrer de suas trajetórias escolares e durante o percurso acadêmico. Os resultados mostraram que uma das maiores dificuldades dos sujeitos da pesquisa durante as trajetórias na universidade foi acompanhar os conteúdos e se adaptarem às metodologias dos professores, tendo lacunas de aprendizagem dos conteúdos em decorrência de um ensino básico de pouca qualidade. Com base na análise dos dados obtidos nas entrevistas, concluiu-se que os jovens do campo que ingressam no ensino superior estão em constante mudança no modo de agir e de pensar, devido às variadas experiências que acontecem no espaço acadêmico.
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