De espaço de vida da trajetória camponesa a território do agronegócio

o caso do município de Vera, MT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164105

Resumo

O estudo busca tratar do território ocupado no município de Vera, MT, durante o processo de expansão capitalista. A ocupação inicial deveu-se à expansão da fronteira agrícola capitalista ao Centro-Oeste e Amazônia e ocorreu em diversas fases, gerando profundas implicações socioambientais. Muitos campesinos para lá se dirigiram, necessitando abrir espaços para se instalarem. Na sequência, a exploração madeireira impulsionou a chegada de novos migrantes quando parte da força de trabalho do campo foi deslocada à extração de madeira. A atividade foi intensa nas décadas de 1980 e 1990, movimentando os espaços rurais e a cidade com diversas indústrias de beneficiamento. Em período mais recente (2000 em diante), ocorreu a apropriação do território pelo agronegócio ligado às corporações de commodities, trazendo implicações econômicas e sociais à população da pequena cidade e mesmo à agricultura camponesa. A supressão da floresta com a finalidade de desenvolvimento da agricultura comercial de grãos ocasionou enorme degradação ao bioma e, ao mesmo tempo, inseriu a alienação do território ao mundo corporativo. Assim sendo, a perspectiva de renda e trabalho se dá, quase em sua totalidade vinculada a agricultura comercial de larga escala

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Maria da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Geografia, Mestre em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora da Educação Básica, Vera, MT – Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC – MT).

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Filósofo, Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Educação e Linguagem e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografia (PPGEO) da UNEMAT. 

José Aldair Pinheiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Filósofo. Professor de História. Mestre e Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Docente na E. E. Professora Edeli Mantovani. Sinop, MT.

Downloads

Publicado

06-08-2021

Como Citar

SILVA, R. M. da; BAMPI, A. C.; PINHEIRO, J. A. De espaço de vida da trajetória camponesa a território do agronegócio: o caso do município de Vera, MT. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 93–122, 2021. DOI: 10.14393/RCT164105. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60011. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)