Universidade, reforma agrária e agroecologia

histórias de parceria no assentamento 20 de Março-MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164015

Resumo

A reforma agrária é a política pública que possibilita ao camponês sem-terra a possibilidade da reprodução social do grupo doméstico por meio da agricultura camponesa. Por sua vez, a agricultura camponesa é aquela que mais se aproxima da agroecologia porque suas práticas de sustentabilidade são inerentes ao modo de vida camponês que possui a terra como “morada da vida”, que é diferente da agricultura capitalista. Nesse sentido, a agroecologia é uma forma de preservação de um modo de vida ligado a uma economia camponesa cuja centro é a recriação da vida do grupo doméstico, não do lucro.  O desafio neste estudo é apreender dinâmicas agroecológicas no assentamento 20 de Março, em Três Lagoas, considerando, especialmente, as dimensões fundamentais da agroecologia, a saber: prática/científica/movimento. Esses caminhos de estudo foram trilhados na busca de articulação da teoria com a empiria na forma de revisão teórica, uso de fontes orais e registros fotográficos. Esta pesquisa encontra sentido na compreensão de que o trabalho acadêmico é uma forma de contribuição para o fortalecimento da luta dos camponeses tanto para o acesso como permanência na terra de vida e trabalho. Entendemos ainda que a ativação do modo de vida camponês é a possibilidade de construção da agricultura camponesa agroecológica, aquela capaz de gerar alimentos sem criar problemas socioambientais. Portanto, devemos ouvir às histórias camponesas de recriação da vida para aprender princípios e caminhos agroecológicos.

 

Palavras-chave: Camponês.  Universidade. Agroecologia. Práxis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francielle Rodrigues de Macedo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pós-Graduação em Geografia, Três Lagoas, MS, Brasil.

Rosemeire Aparecida de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL)

Professora Doutora, docente na Graduação e Programa de Pós-Graduação em Geografia, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas (UFMS/CPTL).

Downloads

Publicado

29-06-2021

Como Citar

RODRIGUES DE MACEDO, F.; APARECIDA DE ALMEIDA, R. . Universidade, reforma agrária e agroecologia: histórias de parceria no assentamento 20 de Março-MS. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 40 Abr., p. 326–358, 2021. DOI: 10.14393/RCT164015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/58243. Acesso em: 7 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos