Identidades sociais dos/as educadores/as na luta pela reforma agrária no MST
processo de territorialização do assentamento Roseli Nunes
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT153815Resumo
O artigo intitulado Identidades Sociais dos/as Educadores/as na Luta pela Reforma Agrária no MST: processo de territorialização do Assentamento Roseli Nunes, é um recorte da pesquisa defendida em 2019, no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGEdu, Mestrado em Educação, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), intitulada: Formação dos/as Educadores/as do Campo e a Territorialização da Educação do Campo: concepções e práticas dos sujeitos da Escola Estadual Madre Cristina. Tem como objetivo compreender a constituição da identidade dos/as educadores/as a partir da luta pela reforma agrária junto ao MST, no processo de territorialização do Assentamento Roseli Nunes. O método empregado foi o da pesquisa-formação, que promoveu a interação entre pesquisadores/as e educadores/as. Como resultado das reflexões surgiram os conceitos de território, territorialização e territorialidade, aplicados no processo de análise das narrativas dos/as educadores/as, em seus depoimentos individuais e nos grupos colaborativos. Assim, foi tecida e compreendida a historicidade de constituição das identidades sociais no processo de territorialização nas práticas e lutas sociais da reforma agrária.