Cadastro ambiental rural

um estudo de caso na fazenda Jacumuazinho, Mirangaba, Bahia - BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153812

Resumo

O Cadastramento Ambiental Rural - CAR facilita o proprietário legalizar sua área,  não necessitando essencialmente do georreferenciamento, com a possibilidade de cadastramento sem o uso de geoprocessamento. Para a realização do referido estudo foi feita uma prospecção com sistema geodésico e  uso do georreferenciamento, com posterior inserção dos dados na plataforma digital do INCRA. O  estudo compreendeu o período de outubro de 2018 a maio de 2019, na fazenda Jacumuazinho, Mirangaba (10°55'52"S 40°33'76''W), um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual, domínio fitogeográfico da Caatinga, Sertão Baiano. Os dados  revelaram que pelo tamanho da Fazenda Jacumuazinho, a mesma se encontra obrigatoriamente apta a fazer o georreferenciamento. Com isso, sua certificação foi feita através de um profissional credenciado no INCRA e certificada na plataforma do SIGEF, gerando o mapa e o memorial descritivo, com a certificação da parcela georreferenciada do referido imóvel.  Com base nisso, a propriedade foi dividida em duas partes, gerando dois polígonos e dois CAR. Nota-se que a aplicabilidade do CAR possui vantagem relacionada ao mercado de cotas de Reserva Legal (RL), considerado um beneficio agregado ao cadastramento em que há troca de informações e de imagens de cobertura vegetal, podendo ser usadas para compensar a falta de Reserva Legal (RL). Ademais, é uma ferramenta que serve como fonte de renda alternativa para quem cria, arrenda ou vende as cotas, colaborando para quem precisa regularizar sua propriedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gregory de Assis Ribeiro da Silva, Univeridade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Vale do São Francisco. Atua nas áreas da Biologia da Conservação e Ecologia.

Maria Jaciane de Almeida Campelo, Univeridade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui graduação em Bacharelado em Ciencias Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995), mestrado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (1999) e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (2005). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: macrófitas aquáticas, florística, ecologia, epífitas, são francisco river, substrato e diversidade.

Downloads

Publicado

23-04-2021

Como Citar

SILVA, G. de A. R. da .; CAMPELO, M. J. de A. Cadastro ambiental rural: um estudo de caso na fazenda Jacumuazinho, Mirangaba, Bahia - BA . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 38 Dez., p. 313–333, 2021. DOI: 10.14393/RCT153812. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/56020. Acesso em: 17 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos