Traçando o perfil das mulheres da agricultura familiar produtora de café orgânico no município de Poço Fundo-MG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT153602

Resumo

Apesar das mudanças na sociedade, o papel das mulheres permanece pouco alterado na agricultura familiar e na divisão sexual do trabalho, cabendo a elas funções avaliadas pelos homens como mais leves (domésticas, o cuidar dos idosos e das crianças) e quando exercem trabalho agrícola, esse é concebido como “ajuda” aos homens. Na agricultura familiar produtora de café na mesorregião Sul/Sudoeste de Minas, a situação não é muito diferente. No entanto, a partir da criação da COOPFAM (Cooperativa dos Agricultores Familiares de Poço Fundo e Região), que possui uma lógica diferenciada de valorização dos membros da família e voltada para o sistema de produção orgânica, a situação das mulheres começa a se modificar, a partir de certificação do comércio justo, que gerou a criação MOBI (Mulheres Organizadas Buscando Independência) e o “café feminino”. Esse trabalho se propôs a compreender o perfil das mulheres das propriedades rurais produtoras de café orgânico e cooperadas da COOPFAM, no município de Poço Fundo-MG. O acesso às decisões da cooperativa fez com que essas mulheres conhecessem seus direitos, buscando sua valorização também na unidade de produção familiar, embora a luta delas seja contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Rute do Vale, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduação em Geografia, mestrado e doutorado em Geografia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005), campus de Rio Claro. Docente do Instituto de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Alfenas.

Jéssica Danielle Ferreira do Amaral, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduada em Geografia Licenciatura pela UNIFAL-MG.

Glaucione Raimundo, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Graduada em Geografia Licenciatura pela UNIFAL-MG

Downloads

Publicado

03-07-2020

Como Citar

VALE, A. R. do; AMARAL, J. D. F. do; RAIMUNDO, G. Traçando o perfil das mulheres da agricultura familiar produtora de café orgânico no município de Poço Fundo-MG. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 15, n. 36 Jul., p. 36–55, 2020. DOI: 10.14393/RCT153602. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/52198. Acesso em: 19 set. 2024.