A rede carioca de agricultura urbana e o direito à cidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143413

Resumo

O presente artigo visa analisar a noção de direito à cidade do filósofo francês Henri Lefebre, à luz da realidade do Rio de Janeiro, uma cidade latino-americana. Compreende-se que a obra de Lefebvre deve estar coadunada com uma revisão bibliográfica histórica acerca das requalificações e remoções da cidade do Rio de Janeiro. Nesse sentido, é necessário analisar as novas áreas de centralidade e conflitos. E a atuação da Rede Carioca de Agricultura Urbana (Rede CAU) torna-se emblemática nessa perspectiva. Nos anos 2000, com o aumento da produção imobiliária na Zona Oeste do Rio de Janeiro, principalmente, para a Área de Planejamento (AP) 4, bairros com histórico de atividade agrícola tornam-se alvo. Dentre eles, encontra-se a região das Vargens, compreendida pelos bairros de Vargem Grande, Vargem Pequena, Camorim e parte dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Jacarepaguá. Cabe destacar a atuação do Planejamento Urbano por parte do Estado com os instrumentos urbanísticos para a viabilização dessa expansão imobiliária, como o Plano de Estruturação Urbana (PEU) das Vargens e a Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) que diminui as áreas agrícolas da região. Nesse contexto, apesar de negligenciada dos debates acerca das lutas urbanas, que geralmente dicotomiza a agricultura da cidade, a Rede CAU, a partir da Agroecologia, apropria-se da luta pelo Direito à cidade e do Planejamento Urbano através da Articulação Plano Popular das Vargens (APP Vargens), ressignificando o direito à cidade, pautando que ela também é o direito de plantar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caren Freitas de Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Graduada em economia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA); especialista em Planejamento Urbano e Regional; Mestre em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas pelo PPGDT/UFRRJ

Silvia Baptista , Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda do PPG-PUR/IPPUR-UFRJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Susana Arruda, Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA

Graduada em Geografia pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Cristhiane Amâncio, Embrapa

Pesquisadora da Embrapa e docente permanente do PPGDT, Seropédica, RJ, Brasil

Downloads

Publicado

22-04-2020

Como Citar

LIMA, C. F. de .; BAPTISTA , S.; ARRUDA, S.; AMÂNCIO, C. A rede carioca de agricultura urbana e o direito à cidade . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 34 Dez., 2020. DOI: 10.14393/RCT143413. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/50490. Acesso em: 8 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos