Educação no campo

gestão democrática presente na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)

Autores

  • Alba Regina Azevedo Arana UNOESTE
  • Fernanda Serrano Fernandes Unoeste

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT133009

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar o sentido da gestão democrática presente na Pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra para a educação infantil. A problemática recai em discutir: Em que medida a proposta pedagógica do MST para a educação infantil avança na concretização do princípio constitucional da gestão democrática? Para responder a problemática foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, fundamentada em autores que discutem a temática e documentos coletados no sítio do MST. Os resultados obtidos indicam que embora ainda existam muitos desafios em relação a implementação da proposta de Educação para as Escolas do Campo, bem como para a efetivação da Pedagogia do Movimento nas Escolas do MST, a proposta é coerente com os princípios defendidos e com o discurso político e social materializado na luta do Movimento. No que diz respeito ao princípio da gestão democrática presente na proposta pedagógica do MST para a educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana, UNOESTE

Geografa pela UNESP/FCT

Mestre e Doutora em Geografia pela USP de São Paulo

Coordenadora do Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional -UNOESTE

 

Fernanda Serrano Fernandes, Unoeste

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista(2017)

Downloads

Publicado

19-04-2019

Como Citar

ARANA, A. R. A.; FERNANDES, F. S. Educação no campo : gestão democrática presente na pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 30 Ago., 2019. DOI: 10.14393/RCT133009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/42641. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)