Êxodo rural dos agricultores familiares na região do Catongo no município de Itajuípe/Bahia

Autores

  • Maria Aparecida Nascimento Santos UNIVERSIDADE FEDERAL DO REC
  • Sayonara Cotrim Sabioni INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA
  • Fabrício Pereira Silva INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT133109

Resumo

A região do Catongo, localizada há aproximadamente 6 km da cidade de Itajuípe, é composta por 15 propriedades de agricultores familiares. A região teve origem na segunda metade dos anos 30, com a descoberta do cacau Catongo, que recebeu esse nome após ser identificado na fazenda Catongo, na antiga localidade de Pirangi, atual município de Itajuípe (BA). Neste trabalho buscou-se evidenciar as particularidades do fenômeno do êxodo rural, dentre os agricultores da região do Catongo. Essa pesquisa apresentou caráter qualitativo e quantitativo. Realizou-se o Estudo de Caso, cuja coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas estruturadas e semiestruturadas, após a identificação dos agricultores familiares remanescentes no distrito. Foi utilizada a técnica de história de vida através de encontros com os agricultores. Também foram aplicados questionários a esse público e submetidos à análise estatística dos dados quantitativos. Os resultados da pesquisa apontaram uma evasão de 80% das famílias, que abandonaram o campo em busca de emprego e melhores condições de vida na cidade, motivados pela redução do cultivo do cacau na região, pelo envelhecimento dos proprietários e pela falta de sucessores na gestão da propriedade, pois os jovens do campo mudaram-se em busca de emprego.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Nascimento Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO REC

Mestranda em Ciências Agrárias UFRB, Graduada em Tecnologia em Agroecologia Experiência Práticas em: Piscicultura, Fixação Biológica de Nitrogênio em Gramíneas. Participação em Projetos de Iniciação Científica: Epidemiologia Preventiva da Moniliáse do cacaueiro no Estado da Bahia; Exodo Rural dos Agricultores Familiares da região do Catongo do município de Itajuípe; Horta Agroecológico Terapêutica.

Sayonara Cotrim Sabioni, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA

Doutora em Educação, Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano Campus Uruçuca

Fabrício Pereira Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCA

Mestre em Matemática, Professor do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano Campus Uruçuca

Downloads

Publicado

28-05-2019

Como Citar

SANTOS, M. A. N.; SABIONI, S. C.; SILVA, F. P. Êxodo rural dos agricultores familiares na região do Catongo no município de Itajuípe/Bahia . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 13, n. 31 Dez., 2019. DOI: 10.14393/RCT133109. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/41445. Acesso em: 19 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos