Fatores dinamizadores de territórios rurais

atuantes na (re)configuração de municípios do interior da Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT122802

Resumo

As mudanças no ecossistema na Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta do Rio Grande do Sul, nos últimos 25 anos, percebidas na pesquisa Modelagem da fragmentação florestal da bacia hidrográfica do rio Forqueta, RS, para estabelecimento de corredores ecológicos, despertou o interesse em analisar as mudanças territoriais vivenciadas nesse contexto. Análise desenvolvida neste artigo identificando os fatores sociais, econômicos e culturais que influenciam no dinamismo dos territórios rurais, e o papel que estes fatores exercem na configuração de territórios construídos e/ou desconstruídos no processo de transformação do rural. A pesquisa etnográfica que deu sustento a estas reflexões foi realizada em cinco municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta. As observações das paisagens e as entrevistas dirigidas a pessoas vinculadas a instituições públicas, movimentos sociais e a agricultores familiares serviram de fontes de dados. Adotam-se conceitos clássicos de ruralidade e território como ferramentas analíticas na abordagem dos processos de configuração e reconfiguração do rural contemporâneo. A noção de movimento implícita nos processos de mudanças territoriais é tratada com base nas teorias da antropologia ecológica.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Margarita Rosa Gaviria Mejía, Professora PPGAD, Universidade do Vale do Taquari, UNIVATES

Professora- Doutora do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) da Universidade Vale de Taquari, UNIVATES

Eduardo Perico, Professor - Doutor PPGAD, Universidade do Vale do Taquari

Professor - Doutor
Programa de Pós-Garduação em Ambiente e Desenvolvimento PGAD, Universidade do Vale do Taquari

Lajeado, Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

13-02-2019

Como Citar

GAVIRIA MEJÍA, M. R.; PERICO, E. Fatores dinamizadores de territórios rurais: atuantes na (re)configuração de municípios do interior da Bacia Hidrográfica do Rio Forqueta, RS . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 12, n. 28 Dez., 2019. DOI: 10.14393/RCT122802. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/40006. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos