Territórios de vida e de esperança nos acampamentos Fortaleza e Renascer na Mesorregião Sudeste de Mato Grosso, Brasil

Autores

  • Shirlei Fernandes de Oliveira Miyashiro Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)
  • Nestor Alexandre Perehouskei Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT112214

Resumo

Esta pesquisa apresenta algumas discussões fundamentadas na lógica da organização dos acampamentos de sem-terra, entendida como lugar de resistência, ou seja, a reativação das ações desses trabalhadores rurais. Os discursos sobre a organização social dos acampamentos tem sido preocupação de vários segmentos, disciplinas e órgãos governamentais ou não. Foram visitados e mapeados os acampamentos Fortaleza no município de Guiratinga e Renascer no município de Pedra Preta, ambos localizados na mesorregião sudeste do estado de Mato Grosso, onde foi aplicado um questionário que buscou identificar o perfil do acampado, bem como compreender a lógica dos fluxos de pessoas que, mesmo morando no acampamento, estabelece certa mobilidade entre o rural e o urbano. Dos 18 entrevistados, 10 (55,5%) residem constantemente no acampamento, enquanto 8 (44,4%) são itinerantes. Nesta ótica 15 (83,3%) concordam com este fluxo, principalmente pela necessidade de trabalho; a renda mínima das atividades no acampamento e para a melhoria de qualidade de vida. Nesta perspectiva o acampamento configura-se como um território provisório, ou seja, um território de vida e esperança, que busca na concretização do assentamento, a transformação social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei Fernandes de Oliveira Miyashiro, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Mestre em Geografia pela UFMT, campus de Rondonópolis

Nestor Alexandre Perehouskei, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)

Professor associado ao Departamento de Geografia e Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia da UFMT e pós-doutorando, campus de Rondonópolis

Downloads

Publicado

02-12-2016

Como Citar

MIYASHIRO, S. F. de O.; PEREHOUSKEI, N. A. Territórios de vida e de esperança nos acampamentos Fortaleza e Renascer na Mesorregião Sudeste de Mato Grosso, Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 11, n. 22 Abr., 2016. DOI: 10.14393/RCT112214. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/32146. Acesso em: 24 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos