A modernização da agricultura e a criação da Embrapa: transformações na pesquisa agropecuária brasileira

Autores

  • Alex Alexandre Mengel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte
  • Silvia Lima de Aquino Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT102130205

Palavras-chave:

Embrapa, Modernização da Agricultura, Pesquisa agropecuária

Resumo

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-EMBRAPA, criada em 1973, transformou-se, em quarenta anos, na maior empresa brasileira produtora de tecnologia e inovação agropecuária. É também considerada a maior produtora de conhecimento sobre agricultura tropical do mundo. Neste trabalho, cujas reflexões fazem parte de uma tese de doutorado, discutiremos a formação desta empresa como parte constituinte do projeto de modernização da agricultura brasileira, momento em que fazia-se necessário a modificação na forma como conhecimento científico para a agropecuária era construído. Para tanto, por um lado, utilizamos como instrumental teórico os conceitos de ação social e de instituição de Weber (2009), bem como o conceito de campo de Bourdieu (1997). E, por outro lado,  nos fundamentamos na análise de dados colhidos por meio de pesquisa documental e das informações obtidas através da realização de entrevistas semiestruturadas com pesquisadores que compunham o quadro da organização de pesquisa que antecedeu a Embrapa, dirigentes da Embrapa da época de sua criação e pesquisadores contratados a partir de sua política de formação do quadro. Com a análise constatamos que as principais inovações introduzidas pela Embrapa na pesquisa agropecuária brasileira foram: i) um planejamento de pesquisa, detalhadamente estabelecido; ii) uma nova concepção de pesquisa agropecuária, que tinha os sistemas como método e como objetivo final; iii) os Centros Nacionais de Pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alex Alexandre Mengel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte

Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - Campus Litoral Norte - Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Doutor em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ, com estágio de doutorado pelo Rural Sociology Group da Wageningen University; mestre pelo mesmo programa; graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Silvia Lima de Aquino, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).

Professora Adjunta de Sociologia do Instituto Latino-Americano de Economia, Sociedade e Política (ILAESP) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana - UNILA. Compõe o quadro de docentes permanentes do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento - PPGPPD/UNILA. Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - CPDA/UFRRJ, com Doutorado Sanduíche no Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal).

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

MENGEL, A. A.; AQUINO, S. L. de. A modernização da agricultura e a criação da Embrapa: transformações na pesquisa agropecuária brasileira . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 10, n. 21 Ago., p. 4–27, 2016. DOI: 10.14393/RCT102130205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/30205. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos