Desenvolvimento territorial rural: os arranjos induzidos por políticas públicas e sua capacidade na promoção do desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91826895Parole chiave:
Desenvolvimento territorial, Territórios rurais, Arranjos socioprodutivos, Políticas públicasAbstract
Nas últimas décadas disseminam-se no Brasil políticas de desenvolvimento territorial com intuito de reduzir as disparidades regionais. A partir desses espaços territoriais foram constituídos arranjos sócioprodutivos, espaços de governança participativos do poder político local e da sociedade civil organizada, que motivaram a busca de soluções para os problemas das suas localidades por meio de projetos de desenvolvimento eleitos pela comunidade. Essas experiências, portanto, têm como um de seus objetivos propiciar a elevação da competitividade territorial nos circuitos econômicos regionais, nacional e internacional, aproveitando a sinergia cooperativa entre os atores e o ganho de escala que pode ser conquistado a partir de ações coletivas. Passadas duas décadas, o que se observa é que nem sempre esses objetivos foram alcançados, requerendo, assim, uma avaliação dessas propostas de políticas públicas. Nesse artigo, identificamos uma série de dificuldades encontradas pelos territórios induzidos por políticas públicas.Downloads
La data di download non è ancora disponibile.
Dowloads
Pubblicato
2014-06-25
Fascicolo
Sezione
5 - Territorialidades, ruralidades e as relações campo-cidade
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Come citare
ORTEGA, Antonio César. Desenvolvimento territorial rural: os arranjos induzidos por políticas públicas e sua capacidade na promoção do desenvolvimento. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 18 Jun., 2014. DOI: 10.14393/RCT91826895. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/26895. Acesso em: 18 jan. 2026.






















