Roteiros de turismo rural na Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari – RS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91723608Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional, Território, Turismo Rural, Roteiros, DiversificaçãoResumo
Esta pesquisa analisou a dinamização da atividade turística na Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari, no Rio Grande do Sul, a partir da implementação de roteiros de turismo rural. A escolha pelo turismo, como opção de diversificação e geração de renda na propriedade rural, tem se mostrado cada vez mais presente no contexto da agricultura familiar e das políticas públicas que visam o desenvolvimento dessa região. Os roteiros analisados apresentam empreendimentos típicos de agricultura familiar, ao lado de outros, focados em atividades de comércio e/ou agroindústria. A pesquisa abordou o potencial econômico do turismo rural na região, descreveu o processo de sua formação, o papel da imigração europeia e da diversificação de atividades no meio rural. De caráter qualitativo, apoiou-se na abordagem dialética, visando compreender o papel do território na formação dos roteiros de turismo rural e seu papel na promoção do desenvolvimento regional. Com base na análise dos dados coletados, constatou-se que há aumento de renda nos empreendimentos participantes dos roteiros de turismo rural na Região dos Vales.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
06.05.2014
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Como Citar
ZANCHI, Verenice; ETGES, Virginia Elisabeta; KARNOPP, Erica. Roteiros de turismo rural na Região dos Vales do Rio Pardo e Taquari – RS . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 672–694, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723608. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23608. Acesso em: 19 jul. 2025.