Os efeitos do trabalho sazonal das mulheres na colheita do café em um campo em transformação
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91723082Resumo
Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do trabalho sazonal na colheita do café realizado pelas mulheres do campo de São Miguel do Anta no processo de urbanização do campo. Neste contexto, partimos da hipótese de que o trabalho sazonal das mulheres na colheita do café tem efeito no modo de vida das famílias a partir da aplicação da renda. A pesquisa realizada teve um caráter descritivo e foi operacionalizada a partir do levantamento de dados secundários e da aplicação de questionário com questões abertas e fechadas às mulheres "apanhadoras de café" do campo de São Miguel do Anta. Diante dos resultados podemos dizer que o trabalho sazonal tem efeito direto na família alterando a estrutura familiar durante o trabalho e no uso da renda relacionada com o processo de urbanização que tem influenciado nas decisões tomadas e na incorporação dos valores urbanos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
06-05-2014
Como Citar
BARROS, V. A. M. de; FIÚZA, A. L. de C.; SILVEIRA, L. N. da; PEREIRA, G. A. Os efeitos do trabalho sazonal das mulheres na colheita do café em um campo em transformação. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 715–734, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23082. Acesso em: 20 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.