A nova dinâmica campo-cidade revelada pelo turismo rural: o caso de Venda Nova do Imigrante - ES

Autores

  • Patrícia Ferraz do Nascimento Universidade Federal de Viçosa (UFV)
  • Ana Louise de Carvalho Fiúza UFV
  • Neide Maria de Almeida Pinto UFV

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81522082

Palavras-chave:

Ruralidade, Turismo Rural, Festa camponesa, Representação social, Venda Nova do Imigrante

Resumo

O presente artigo apresenta, inicialmente, uma revisão sobre as formas de interpretação do termo rural, a partir das diferentes definições e usos no campo das ciências sociais. Posteriormente, revela as potencialidades conceituais para se pensar o rural, abertas pelo estreitamento da distância entre campo e cidade propiciado pelo turismo rural, apresentando o caso de um município da região serrana do Espírito Santo. Optou-se por se trabalhar com panfletos, notícias de jornal e sites, em virtude de serem estes os principais meios de divulgação do turismo rural no contexto estudado, e com entrevistas realizadas junto aos gestores do turismo rural. Verificou-se, a partir do estudo, uma revitalização da sociabilidade local com a intensificação das relações com os turistas. Ademais, a hibridização entre tradição e modernidade, conforto e simplicidade, traduziuse em algo legitimado pelo grupo, revitalizando as relações sociais em nível local. Percebeu-se também que os destinos turísticos eram apresentados à população citadina como lugares protegidos, livres das contaminações e dos problemas da vida urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ferraz do Nascimento, Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Mestranda em Extensão Rural da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduada em Economia Doméstica (UFV)

Ana Louise de Carvalho Fiúza, UFV

Doutora em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (UFV) e do Grupo de Estudos Rurais: agriculturas e ruralidades

Neide Maria de Almeida Pinto, UFV

Doutora em Ciências Sociais (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo)
Professora do Departamento de Economia Doméstica (UFV)

Downloads

Publicado

17-03-2013

Como Citar

NASCIMENTO, P. F. do; FIÚZA, A. L. de C.; PINTO, N. M. de A. A nova dinâmica campo-cidade revelada pelo turismo rural: o caso de Venda Nova do Imigrante - ES . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81522082. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22082. Acesso em: 21 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)