A representação política dos movimentos sociais – um estudo no colegiado territorial do Mato Grande (RN)

Autores

  • Joana Tereza Vaz de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91722971

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Estado, Representação política, Relações sociais

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo compreender a representação política dos movimentos sociais a partir do contexto do desenvolvimento territorial, particularmente após a criação dos colegiados territoriais, espaços de articulação entre a sociedade civil e o Estado. Procura-se apontar como a criação dos colegiados territoriais pode influenciar na criação de novas maneiras de intervenção e de relacionamento com os demais membros do movimento, além da busca de novos caminhos e meios de legitimação política. O eixo teórico da análise fundamenta-se na abordagem relacional. A partir de uma pesquisa no Colegiado Territorial do Mato Grande, Rio Grande do Norte, Brasil, percebe-se que os movimentos sociais ainda estão se adequando a essa nova problemática e ao novo espaço (Colegiado), na medida em que recriam estratégias e reformulam interesses pautados nessas novas perspectivas de espacialidade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Joana Tereza Vaz de Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professora do Departamento de Políticas Públicas, UFRN e professora do Programa de Pós-graduação em Estudos Urbanos e Regionais- PPEUR

Downloads

Publicado

06.05.2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MOURA, Joana Tereza Vaz de. A representação política dos movimentos sociais – um estudo no colegiado territorial do Mato Grande (RN) . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 282–306, 2014. DOI: 10.14393/RCT91722971. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/22971. Acesso em: 25 abr. 2025.