Avaliação da paisagem na Gleba Cavalcante, Nova Xavantina, Mato Grosso, no período de 1990 – 2011

Autores

  • Lourivaldo Amancio de Castro UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Fabiano Rodrigues de Melo Universidade Federal de Goiás
  • Amintas Nazareth Rossete Universidade do Estado de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81517458

Palavras-chave:

Paisagem, Aspectos Físicos, Uso da Terra, Área de Proteção Ambiental

Resumo

Os processos de uso e ocupação da terra em áreas de cerrado no Centro-Oeste brasileiro têm produzido uma série de alterações na paisagem, muitas vezes em desacordo com a legislação ambiental e das características naturais do ambiente. Este trabalho teve como objetivo analisar a paisagem da Gleba Cavalcante - Nova Xavantina (MT), no período de 1990 a 2011. Para tanto foram realizadas análises multitemporais dos padrões de uso e cobertura da terra, por meio da classificação digital de imagens de satélite (LANDSAT TM) e elaboração de mapas temáticos. Foi observada que durante o período analisado, entre 1990 e 2011 a principal modificação ocorrida foi à conversão de áreas de vegetação nativa em sistemas Agropastoris, em torno de 28,16% da área. Foram verificadas irregularidades em relação à legislação ambiental, principalmente com a ocupação de áreas de preservação permanente nas margens dos cursos d'água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourivaldo Amancio de Castro, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Biólogo, formado na UNEMAT Campus de Nova Xavantina, Mestre em Geografia pela UFG Campus de Jataí - GO, graduando em Agronomia na UNEMAT Nova Xavantina e funcionário desta como técnico em laboratório.

Fabiano Rodrigues de Melo, Universidade Federal de Goiás

Professor Doutor - Campus Jataí

Amintas Nazareth Rossete, Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor - Departamento de Ciências Biológicas/Campus de Nova Xavantina

Downloads

Publicado

17-03-2013

Como Citar

CASTRO, L. A. de; MELO, F. R. de; ROSSETE, A. N. Avaliação da paisagem na Gleba Cavalcante, Nova Xavantina, Mato Grosso, no período de 1990 – 2011 . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81517458. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17458. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos