Reforma agrária e educação do campo no governo Lula

Autores

  • Bernardo Mançano Fernandes Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71417406

Palavras-chave:

Reforma agrária, Educação do campo, Governo Lula, Desenvolvimento

Resumo

Reforma agrária e educação do campo são duas das políticas públicas realizadas no governo Lula que criaram polêmicas entre o governo, movimentos camponeses e estudiosos. A polêmica em torno da política de reforma agrária refere-se aos procedimentos de obtenção de terras. O governo Lula priorizou a regularização fundiária em detrimento da desapropriação e parte dos estudiosos não consideram estas terras como reforma agrária. A polêmica em torno da política de Educação do Campo refere-se à criação de cursos de pedagogia, agronomia, geografia, história, jornalismo e direito, em universidades públicas de todo o país, para beneficiários dos projetos de reforma agrária. Estas experiências têm sido debatidas e dividido a sociedade sobre os direitos dos camponeses e indígenas em terem cursos de graduação e de pós-graduação voltados para o desenvolvimento de seus territórios. Neste trabalho, na primeira parte, analisamos as diferentes visões e o debate sobre a polêmica da reforma agrária entre o governo, movimentos e estudiosos, mapeamos os paradigmas e apresentamos os argumentos das diferentes conclusões. Na segunda parte, analisamos a origem do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA, responsável pelos principais avanços das políticas de Educação do Campo, e apresentamos as experiências da última década em diferentes áreas do conhecimento. Demonstraremos detalhadamente os projetos, cursos e produção do conhecimento realizado pelo PRONERA. Estes dois temas trazem novas discussões para a melhor compreensão do desenvolvimento territorial no campo brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Mançano Fernandes, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Campus de Presidente Prudente

Professor dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Geografia. Coordenador da Cátedra UNESCO de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial. Pesquisador do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária – NERA. Pesquisador Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico - CNPq

Downloads

Publicado

20-08-2012

Como Citar

FERNANDES, B. M. Reforma agrária e educação do campo no governo Lula . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71417406. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17406. Acesso em: 9 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos