Mapeamento de mata atlântica e planejamento do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Tanque Rompe-Dia, município de Várzea da Palma, Minas Gerais, Brasil

Autores

  • Vitor Vieira Vasconcelos Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Consultor Legislativo de Meio Ambiente e Recursos Naturais). Universidade Federal de Ouro Preto (Doutorando).
  • Arnaldo José Santa Cruz Junior Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT81517358

Palavras-chave:

Reforma Agrária, Mata Atlântica, Carste, Licenciamento Ambiental, Várzea da Palma, Minas Gerais

Resumo

Conciliar a preservação do meio ambiente com a democratização do acesso à  terra é um desafio, ainda mais em locais como remanescentes de mata atlântica e áreas cársticas. Nesse contexto especial, apresenta-se a caracterização ambiental e o mapeamento de áreas de mata atlântica do projeto de assentamento Tanque Rompe-Dia, no Município de Várzea da Palma-MG. A partir desses estudos, são tecidas propostas para possibilitar o desenvolvimento sustentável da reforma agrária nesse território, salvaguardando as florestas protegidas, as cavidades cársticas, as áreas de recarga de aquíferos e, ainda, garantindo a conectividade dos ecossistemas regionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Vieira Vasconcelos, Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Consultor Legislativo de Meio Ambiente e Recursos Naturais). Universidade Federal de Ouro Preto (Doutorando).

Doutorando em Geologia, Mestre em Geografia, Especialista em Solos e Meio Ambiente, Bacharel em Filosofia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Informática.

Arnaldo José Santa Cruz Junior, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

Geógrafo. Especialista em Gestão e Manejo Ambiental de Sistemas Agrícolas.

Downloads

Publicado

17-03-2013

Como Citar

VASCONCELOS, V. V.; SANTA CRUZ JUNIOR, A. J. Mapeamento de mata atlântica e planejamento do Projeto de Assentamento de Reforma Agrária Tanque Rompe-Dia, município de Várzea da Palma, Minas Gerais, Brasil . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 15 Fev., 2013. DOI: 10.14393/RCT81517358. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/17358. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos