Interfaces do rural e do urbano em área de colonização antiga na Amazônia: : estudo de colônias agrícolas em Igarapé-Açu e Castanhal (PA)

Autores

  • Rogério Rego Miranda Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT71414638

Palavras-chave:

Relação rural-urbano, Agrovilas, Urbanização, Castanhal, Igarapé-Açu

Resumo

O artigo discute a relação rural-urbano em área de colonização antiga na Amazônia, referente ao trecho da antiga Estrada de Ferro de Bragança, entre os Municípios de Belém e Bragança, no Nordeste Paraense. Com base em revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática de campo e entrevistas semiestruturadas com agentes locais, são analisadas as mudanças que alteraram formas geográficas e suas respectivas funções nessa sub-região; mudanças essas que se expressam em diferentes padrões de organização espacial. Para a efetivação dessa análise foram selecionadas as agrovilas de Iracema e 3 de Outubro (Município de Castanhal) e São Jorge do Jabuti e Porto Seguro (Município de Igarapé-Açu), buscando-se, a partir delas, compreender as interfaces entre o mundo rural e o mundo urbano dessas agrovilas com as respectivas sedes municipais e outras cidades próximas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Rego Miranda, Universidade Federal do Pará

Professor Assistente I no curso de licenciatura e bacharelado em Geografia da Universidade Federal do Pará - Campus de Marabá. Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará (2006) e Mestrado em Organização e Gestão do território pela Universidade Federal do Pará (2009). Tem experiência na área de Geografia Agrária e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: redes institucionais; políticas públicas, agricultura camponesa, relação urbano e rural, verticalização e segregação sócio-espacial.

Downloads

Publicado

20-08-2012

Como Citar

MIRANDA, R. R. Interfaces do rural e do urbano em área de colonização antiga na Amazônia: : estudo de colônias agrícolas em Igarapé-Açu e Castanhal (PA) . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71414638. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/14638. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos