Interfaces do rural e do urbano em área de colonização antiga na Amazônia: : estudo de colônias agrícolas em Igarapé-Açu e Castanhal (PA)
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT71414638Palavras-chave:
Relação rural-urbano, Agrovilas, Urbanização, Castanhal, Igarapé-AçuResumo
O artigo discute a relação rural-urbano em área de colonização antiga na Amazônia, referente ao trecho da antiga Estrada de Ferro de Bragança, entre os Municípios de Belém e Bragança, no Nordeste Paraense. Com base em revisão bibliográfica, pesquisa documental, observação sistemática de campo e entrevistas semiestruturadas com agentes locais, são analisadas as mudanças que alteraram formas geográficas e suas respectivas funções nessa sub-região; mudanças essas que se expressam em diferentes padrões de organização espacial. Para a efetivação dessa análise foram selecionadas as agrovilas de Iracema e 3 de Outubro (Município de Castanhal) e São Jorge do Jabuti e Porto Seguro (Município de Igarapé-Açu), buscando-se, a partir delas, compreender as interfaces entre o mundo rural e o mundo urbano dessas agrovilas com as respectivas sedes municipais e outras cidades próximas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
20-08-2012
Como Citar
MIRANDA, R. R. Interfaces do rural e do urbano em área de colonização antiga na Amazônia: : estudo de colônias agrícolas em Igarapé-Açu e Castanhal (PA) . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 7, n. 14 Ago., 2012. DOI: 10.14393/RCT71414638. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/14638. Acesso em: 10 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.