A lógica corporativa do uso do território em Rondônia: o agronegócio da soja na região de Vilhena

Autores

  • Mirlei Fachini Vicente Pereira Universidade Federal de Uberlândia - UFU
  • Samira Peduti Kahil IGCE-UNESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT51011991

Palavras-chave:

Uso do território, Modernização, Agronegócio, “Cidade do campo”, Vilhena-RO

Resumo

O texto discute a inserção da agricultura moderna de exportação no estado de Rondônia, especialmente o caso da produção de soja na região de Vilhena (sul do estado). São avaliadas as ações de grandes empresas que organizam a produção na região, as conseqüências de uma lógica corporativa de uso do território e a emergência, no território rondoniense, de uma moderna "cidade do campo".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirlei Fachini Vicente Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Professor Adjunto, área Geografia Humana, no Instituto de Geografia da UFU. Mestre e Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista, Campus Rio Claro.

Samira Peduti Kahil, IGCE-UNESP

Professor Assiste Doutora, Departamento de Planejamento Territorial e Geoprocessamento, IGCE, UNESP, Campus Rio Claro. Mestre em Geografia pela Unesp e Doutora em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

08-09-2010

Como Citar

PEREIRA, M. F. V.; KAHIL, S. P. A lógica corporativa do uso do território em Rondônia: o agronegócio da soja na região de Vilhena . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 5, n. 10 Ago., p. 288–311, 2010. DOI: 10.14393/RCT51011991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11991. Acesso em: 15 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos