Discussões sobre territorialidade econômica e as transformações na paisagem e no espaço rural pela ação de trades agrícolas e cooperativas no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT2311797Palavras-chave:
territorialidade econômica, espaço rural, paisagem, trades agrícolas, cooperativas agropecuáriasResumo
O artigo tem o objetivo de discutir conceitualmente a territorialidade econômica e as transformações na paisagem resultantes da ação de grandes empresas e cooperativas no espaço rural do estado do Paraná. A forte presença de cooperativas agropecuárias e a grande participação de grandes grupos empresariais multinacionais (as chamadas trades agrícolas) na atividade agrícola e agroindustrial, caracterizam uma territorialidade econômica. O meio rural materializa na paisagem a territorialidade resultante da ação das empresas, no processo produtivo que articulam. Categorias espaciais como estrutura, forma, funções, processos, fixos e fluxos constituem os objetos presentes na paisagem definidos por uma lógica econômica, contrastam e interagem com elementos naturais (como clima, solo, vegetação, hidrologia, etc.). Alguns exemplos podem ser citados como a própria exploração das atividades agropecuárias, estrutura de armazenagem, agroindustrialização, fluxos de produção e redes técnicas e de transporte articulando as áreas produtoras com centros industriais ou na comercialização, se materializam na paisagem. O artigo propõe discutir a possibilidade de, numa única racionalidade voltada à lógica externa, global, da chamada "agricultura cientifica globalizante", identificar processos diferentes de territorialidade a partir das estratégias diferenciadas das empresas (multinacionais e cooperativas).Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
02-02-2007
Como Citar
FAJARDO, S. Discussões sobre territorialidade econômica e as transformações na paisagem e no espaço rural pela ação de trades agrícolas e cooperativas no Paraná . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 2, n. 3 Fev., p. 17–39, 2007. DOI: 10.14393/RCT2311797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/11797. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.