GESTÃO SOCIOESPACIAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO RIO CUIABÁ-RMVRC – MATO GROSSO: FACES E INTERFACES DAS LEGISLAÇÕES MUNICIPAIS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG2510273753Palavras-chave:
Região Metropolitana, Vale do Rio Cuiabá, Função pública, Interesse comumResumo
Este artigo traz como enfoque principal a análise das legislações dos municípios que compreendem a Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (RMVRC). Adotou-se como metodologia a pesquisa documental e a análise de conteúdo; para tanto, foram selecionadas 48 legislações verificadas por meio do software NVIVO, que produziu figuras, destacando o número de vezes que termos relacionados a funções públicas de interesse comum e a região metropolitana seriam ou não mencionados nos textos legais do estado de Mato Grosso e dos municípios da RMVRC. Os resultados apontaram que embora seja comum a todas as legislações municipais analisadas menções a “cooperação técnica”, “articulação estado e município” ou “articulação com outras políticas públicas”, observou-se que é característica comum a ausência dos termos “função pública de interesse comum” ou RMVRC. Constatou-se que apesar da sua existência legal, a RMVRC e as funções públicas de interesse comum por ela elencada ainda não foram incorporadas pelas legislações municipais, principalmente por aqueles que apresentam fragilidades na base econômica e baixo volume de arrecadação. Inferiu-se também que os textos legais analisados mencionam apenas uma função pública de interesse comum – o saneamento – com valores diferentes, haja vista que no contexto das políticas estaduais assume relevância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Onélia Carmem Rossetto, Giseli Gomes Dalla Nora, Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.