‘O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO’: PROBLEMATIZANDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS DE JOVENS E DA EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259970153Palavras-chave:
Juventudes, Espaço Vivido, Currículo, Cotidiano, Educação BásicaResumo
O artigo evidencia as contribuições conceituais das práticas socioespaciais produzidas por jovens no espaço do bairro e o desenvolvimento de uma Educação em periferias urbanas, à análise da unidade temática ‘o sujeito e seu lugar no mundo’, proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. É norteado pela seguinte questão: de que maneira as práticas socioespaciais produzidas por jovens, no espaço do bairro e o desenvolvimento de uma Educação em periferias urbanas, podem contribuir conceitualmente à análise da unidade temática na BNCC no Ensino Fundamental? Para tanto foi realizado um estudo teórico da BNCC, especificamente o componente de Geografia, além de uma investigação empírica envolvendo a técnica de associação livre de palavras, a hierarquização de itens e os mapas afetivos. A partir da concepção dos sujeitos sobre o espaço vivido e as práticas sociais cotidianas experienciadas no bairro, observa-se a emersão de conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do espaço, que dentro da escola potencialmente reformulam os currículos praticados. A discussão proposta nos remete a um enfoque pedagógico considerando as ações cotidianas, o enredamento com o mundo da vida, a ação criativa e a produção de sentido, prenunciando desdobramentos para documentos norteadores da Educação.
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