‘O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO’: PROBLEMATIZANDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS DE JOVENS E DA EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS

Autores

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9018-2340
  • Andrea Coelho Lastória Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259970153

Palavras-chave:

Juventudes, Espaço Vivido, Currículo, Cotidiano, Educação Básica

Resumo

O artigo evidencia as contribuições conceituais das práticas socioespaciais produzidas por jovens no espaço do bairro e o desenvolvimento de uma Educação em periferias urbanas, à análise da unidade temática ‘o sujeito e seu lugar no mundo’, proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. É norteado pela seguinte questão: de que maneira as práticas socioespaciais produzidas por jovens, no espaço do bairro e o desenvolvimento de uma Educação em periferias urbanas, podem contribuir conceitualmente à análise da unidade temática na BNCC no Ensino Fundamental? Para tanto foi realizado um estudo teórico da BNCC, especificamente o componente de Geografia, além de uma investigação empírica envolvendo a técnica de associação livre de palavras, a hierarquização de itens e os mapas afetivos. A partir da concepção dos sujeitos sobre o espaço vivido e as práticas sociais cotidianas experienciadas no bairro, observa-se a emersão de conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do espaço, que dentro da escola potencialmente reformulam os currículos praticados. A discussão proposta nos remete a um enfoque pedagógico considerando as ações cotidianas, o enredamento com o mundo da vida, a ação criativa e a produção de sentido, prenunciando desdobramentos para documentos norteadores da Educação.

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Biografia do Autor

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Universidade de São Paulo

    Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Gestão e Tecdnologias Aplicadas à Educação e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Pós-doutoranda na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto/USP.

  • Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo

    Livre Docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) - Universidade de São Paulo (UASP). Pós-Doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha com bolsa da Fundação Carolina. Mestre e Doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP).

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Publicado

04-06-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira; LASTÓRIA, Andrea Coelho. ‘O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO’: PROBLEMATIZANDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS DE JOVENS E DA EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 49–62, 2024. DOI: 10.14393/RCG259970153. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70153. Acesso em: 19 maio. 2025.