‘O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO’: PROBLEMATIZANDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS DE JOVENS E DA EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS

Autores

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-9018-2340
  • Andrea Coelho Lastória Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259970153

Palavras-chave:

Juventudes, Espaço Vivido, Currículo, Cotidiano, Educação Básica

Resumo

O artigo evidencia as contribuições conceituais das práticas socioespaciais produzidas por jovens no espaço do bairro e o desenvolvimento de uma Educação em periferias urbanas, à análise da unidade temática ‘o sujeito e seu lugar no mundo’, proposta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental. É norteado pela seguinte questão: de que maneira as práticas socioespaciais produzidas por jovens, no espaço do bairro e o desenvolvimento de uma Educação em periferias urbanas, podem contribuir conceitualmente à análise da unidade temática na BNCC no Ensino Fundamental? Para tanto foi realizado um estudo teórico da BNCC, especificamente o componente de Geografia, além de uma investigação empírica envolvendo a técnica de associação livre de palavras, a hierarquização de itens e os mapas afetivos. A partir da concepção dos sujeitos sobre o espaço vivido e as práticas sociais cotidianas experienciadas no bairro, observa-se a emersão de conhecimentos do senso comum tributários das Representações Sociais do espaço, que dentro da escola potencialmente reformulam os currículos praticados. A discussão proposta nos remete a um enfoque pedagógico considerando as ações cotidianas, o enredamento com o mundo da vida, a ação criativa e a produção de sentido, prenunciando desdobramentos para documentos norteadores da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Universidade de São Paulo

Pedagoga pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Gestão e Tecdnologias Aplicadas à Educação e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Pós-doutoranda na Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Ribeirão Preto/USP.

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo

Livre Docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) - Universidade de São Paulo (UASP). Pós-Doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha com bolsa da Fundação Carolina. Mestre e Doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP).

Downloads

Publicado

04-06-2024

Como Citar

CORREIA, S. L. C. P.; LASTÓRIA, A. C. ‘O SUJEITO E SEU LUGAR NO MUNDO’: PROBLEMATIZANDO A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR A PARTIR DAS PRÁTICAS SOCIOESPACIAIS DE JOVENS E DA EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 99, p. 49–62, 2024. DOI: 10.14393/RCG259970153. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/70153. Acesso em: 24 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos