CONHECIMENTOS METEOROLÓGICOS E CLIMÁTICOS AO LONGO DA HISTÓRIA HUMANA E O CASO DO CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO DA REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL: CONSIDERAÇÕES E DESAFIOS PARA A REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE E GESTÃO DE RISCOS CLIMÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259768727Palavras-chave:
História, Comunicação, Clima, Território, SertãoResumo
Este trabalho discute a relação entre o entendimento das condições climáticas e o desenvolvimento social e humano, com enfoque para as reflexões e desafios no semiárido brasileiro. Objetivou-se demonstrar como o tempo atmosférico, o clima, os fenômenos meteorológicos e climáticos foram caracterizados e compreendidos por diferentes civilizações, bem como elucidar como o ambiente tropical, com foco no semiárido, foi compreendido ao longo do tempo. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa de literatura, contemplando pesquisas acadêmicas. A busca não teve um período de tempo definido, dando espaço a todos os artigos. No entanto, o artigo mais antigo foi publicado em 1967 e o trabalho mais recente em 2021. Selecionamos uma amostra de 46 trabalhos científicos. Os resultados demonstraram que conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das ambições perseguidas pela humanidade desde muito tempo. Conclui-se que a compreensão lógica dos fenômenos do tempo e do clima pode ser umas das principais ferramentas para desenvolver estratégias eficazes de adaptação às anomalias climáticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Vinícius de São José, Priscila Pereira Coltri, Roberto Greco
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.