CONHECIMENTOS METEOROLÓGICOS E CLIMÁTICOS AO LONGO DA HISTÓRIA HUMANA E O CASO DO CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO DA REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL: CONSIDERAÇÕES E DESAFIOS PARA A REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE E GESTÃO DE RISCOS CLIMÁTICOS

Autores

  • Rafael Vinícius de São José Universidade Estadual de Campinas
  • Priscila Pereira Coltri Universidade Estadual de Campinas
  • Roberto Greco Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259768727

Palavras-chave:

História, Comunicação, Clima, Território, Sertão

Resumo

Este trabalho discute a relação entre o entendimento das condições climáticas e o desenvolvimento social e humano, com enfoque para as reflexões e desafios no semiárido brasileiro. Objetivou-se demonstrar como o tempo atmosférico, o clima, os fenômenos meteorológicos e climáticos foram caracterizados e compreendidos por diferentes civilizações, bem como elucidar como o ambiente tropical, com foco no semiárido, foi compreendido ao longo do tempo. Para tanto, realizou-se uma revisão narrativa de literatura, contemplando pesquisas acadêmicas. A busca não teve um período de tempo definido, dando espaço a todos os artigos. No entanto, o artigo mais antigo foi publicado em 1967 e o trabalho mais recente em 2021. Selecionamos uma amostra de 46 trabalhos científicos. Os resultados demonstraram que conhecer a atmosfera do planeta Terra é uma das ambições perseguidas pela humanidade desde muito tempo. Conclui-se que a compreensão lógica dos fenômenos do tempo e do clima pode ser umas das principais ferramentas para desenvolver estratégias eficazes de adaptação às anomalias climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Vinícius de São José, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP),  Doutorando em Geografia (UNICAMP), Doutorando em Ensino e História de Ciências da Terra (UNICAMP).

Priscila Pereira Coltri, Universidade Estadual de Campinas

Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade de São Paulo - ESALQ/USP (2002), Licenciada em Ciências Agrárias pela USP (2002). Possui especialização em Gerenciamento Ambiental pela USP (2003). Mestre em Agronomia, na área de Fitotecnia pela USP (2006). Foi Bolsista (Modalidade DTI, CNPQ) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Possui doutorado pela Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri), da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Roberto Greco, Universidade Estadual de Campinas

Professor Associado de Ciências da Terra do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Licenciado em Ciências Naturais (1997) e doutor pela escola de doutorado Ciência do Sistema Terra: ambiente, recursos e patrimônio cultural (2010), pela Universidade de Modena e Reggio Emilia (Unimore), Itália.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Como Citar

SÃO JOSÉ, R. V. de; COLTRI, P. P.; GRECO, R. CONHECIMENTOS METEOROLÓGICOS E CLIMÁTICOS AO LONGO DA HISTÓRIA HUMANA E O CASO DO CLIMA TROPICAL SEMIÁRIDO DA REGIÃO SEMIÁRIDA DO BRASIL: CONSIDERAÇÕES E DESAFIOS PARA A REDUÇÃO DA VULNERABILIDADE E GESTÃO DE RISCOS CLIMÁTICOS. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 155–167, 2024. DOI: 10.14393/RCG259768727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68727. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos