CONDICIONAMENTO LITOESTRUTURAL DA REDE DE DRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRANHAS-AÇU, NORDESTE DO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG259768262

Palavras-chave:

Anomalias de drenagem, Geomorfologia estrutural, Província Borborema

Resumo

O condicionamento litoestrutural da rede de drenagem da bacia hidrográfica do rio Piranhas-Açu foi investigado através da correlação de dados litológicos, tectônicos, geomorfológicos e de densidade e direcionamento de lineamentos estruturais, além dos padrões e anomalias de drenagem. A pesquisa foi elaborada a partir de revisão bibliográfica e cartográfica acerca do contexto litoestrutural e geomorfológico da área, seguida de trabalhos de campo e utilização de ferramentas de geoprocessamento. Com o auxílio de softwares de geoprocessamento, o trabalho utilizou o modelo digital de elevação NASADEM HGT (2000), com resolução espacial de 30 metros, que permitiu a extração da rede de drenagem e das estruturas de deformação, assim como a identificação e distribuição dos padrões de drenagem. Os resultados quantitativos indicam densidade de drenagem mediana e predomínio de padrões de drenagem dendrítico e subdendrítico, porém com ocorrências pontuais de padrões de drenagem indicativos de controle litoestrutural, destacando-se o padrão paralelo, paralelo a retangular, radial centrífugo e treliça. Adicionalmente, existe uma abundância de anomalias sugestivas de drenagem com controle litoestrutural, incluindo, principalmente, trechos retilíneos, cotovelos de drenagem, junções em ângulos retos e processos de superimposição e de avulsão.

Downloads

Biografia do Autor

  • Abner Monteiro Nunes Cordeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Geógrafo, Doutor em Geografia. Professor Adjunto do Dept. de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó-CERES/UFRN.

  • Frederico de Holanda Bastos, Universidade Estadual do Ceará

    Geógrafo, Doutor em Geografia. Bolsista Produtividade em Pesquisa (CNPq). Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Estadual do Ceará (UECE).

  • Diógenes Félix da Silva Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Prof. Dr. Adjunto do Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN

  • João Rafael Vieira Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduando em Geografia, Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN.

  • Assucena Nogueira Batista Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Graduanda em Geografia, Departamento de Geografia do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES/UFRN.

Downloads

Publicado

20-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CORDEIRO, Abner Monteiro Nunes; BASTOS, Frederico de Holanda; COSTA, Diógenes Félix da Silva; DIAS, João Rafael Vieira; DANTAS, Assucena Nogueira Batista. CONDICIONAMENTO LITOESTRUTURAL DA REDE DE DRENAGEM DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIRANHAS-AÇU, NORDESTE DO BRASIL. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 25, n. 97, p. 120–138, 2024. DOI: 10.14393/RCG259768262. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/68262. Acesso em: 6 abr. 2025.