ASPECTOS GEO-HISTÓRICOS DA EXPANSÃO URBANA DE LARANJAL DO JARI – AMAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249365484Palavras-chave:
Uso e ocupação do solo urbano, Geomorfologia, Impactos socioambientaisResumo
Localizada ao sul do estado do Amapá, a área urbana do município de Laranjal do Jari teve sua expansão marcada pela ausência de planejamento, o que reflete diretamente na configuração atual de ocupação na cidade. Entende-se que uma análise histórica, pontuando cronologicamente os momentos em que houve a implantação de grandes empreendimentos na região, justifique as formas de uso e ocupação que se estabeleceram naquele local desde a década de 1970, quando surgiu um núcleo populacional, até os dias atuais. Para isso, além do levantamento de dados históricos da evolução urbana do município, foi realizado trabalho de campo, a fim de ilustrar o atual cenário da ocupação urbana, que ocorre em duas áreas hidrogeomorficamente distintas: o Planalto Dissecado e a Planície de Inundação do rio Jari.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla de Mattos Santos, Valter Gama de Avelar
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.