ASPECTOS GEO-HISTÓRICOS DA EXPANSÃO URBANA DE LARANJAL DO JARI – AMAPÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249365484

Palavras-chave:

Uso e ocupação do solo urbano, Geomorfologia, Impactos socioambientais

Resumo

Localizada ao sul do estado do Amapá, a área urbana do município de Laranjal do Jari teve sua expansão marcada pela ausência de planejamento, o que reflete diretamente na configuração atual de ocupação na cidade. Entende-se que uma análise histórica, pontuando cronologicamente os momentos em que houve a implantação de grandes empreendimentos na região, justifique as formas de uso e ocupação que se estabeleceram naquele local desde a década de 1970, quando surgiu um núcleo populacional, até os dias atuais. Para isso, além do levantamento de dados históricos da evolução urbana do município, foi realizado trabalho de campo, a fim de ilustrar o atual cenário da ocupação urbana, que ocorre em duas áreas hidrogeomorficamente distintas: o Planalto Dissecado e a Planície de Inundação do rio Jari.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carla de Mattos Santos, Universidade Federal do Amapá

    Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (2012). Em 2013 foi contemplada com o Prêmio ABGE Junior concedido pela Associação Brasileira de Geologia de Engenharia e Ambiental pelo trabalho intitulado: "Sistema de Informações Geográficas de Desastres Naturais no Estado do Amapá", em reconhecimento ao potencial de desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso na área de Geologia de Engenharia e Ambiental. Entre 2013 e 2015 atuou na área de Geologia Ambiental, realizando mapeamentos de risco geológico e vulnerabilidade, Cartas Geotécnicas, Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatórios de Impacto Ambiental (RIMA) e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Desenvolveu atividades no Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), com ensaios tecnológicos de resistência de materiais argilosos após sua identificação, seleção, avaliação e maturação, bem como projetos de pesquisa de águas subterrâneas e suas possíveis vulnerabilidades a contaminações. Entre 2016 e 2017, gerenciou condicionantes ambientais de empreendimentos financiados com recurso do BNDES no Estado do Amapá. Atualmente, cursa o Mestrado em Geografia da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e trabalha no Distrito Sanitário Especial Indígena - Amapá e Norte do Pará (DSEI AMP/SESAI/MS), elaborando projetos, orçamentos e demais documentações pertinentes à implementação de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA) em aldeias indígenas.

  • Valter Gama de Avelar, Universidade Federal do Amapá

    Bacharel em Geologia em 1992, pela Universidade Federal do Pará; Mestre em Ciências (Geologia e Geoquímica), em 1996, pela UFPA; Doutor em Ciências (Geologia e Geoquímica), em 2002, pela UFPA. Técnico em Mineração, em 1986, pela Escola Técnica Federal do Pará-ETFPA. É Professor/Pesquisador Associado Nível IV, lotado na Coordenação do Curso de Geografia da UNIFAP. Foi Professor/Pesquisador do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Desenvolvimento Regional/PPGMDR/UNIFAP de 2008 a 2016, tendo orientado e concluído 6 dissertações. Atualmente é Professor/Pesquisador no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Geografia/PPGEO/UNIFAP. Na graduação orienta alunos em trabalhos de pesquisa IC e TCC. Coordena o GRUPO DE PESQUISA GEOdiversidade DO AMAPA (GPGEO/PPGEO/UNIFAP); coordena o Laboratório de GEOprocessamento da Pós-Graduação/LSAGEO//UNIFAP. Coordena ou coordenou os Projetos de Extensão Universitária: 1. PIBID GEOgrafia (2009-2010); 2. CORRIDA DA UNIFAP I: Qualidade de Vida no Ambiente Acadêmico e Profissional; 3. CORRIDA DA UNIFAP II: Qualidade de Vida no Ambiente Acadêmico e Profissional; 4. GEOciências NAS ESCOLAS DO AMAPÁ/GEAP. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia e Geoquímica, atuando principalmente nos temas: Evolução GEOdinâmica (Arqueano-Paleoporoterozóico); GEOdiversidade, GEOconservação e GEOturismo; Geologia; Geomorfologia Geral e Aplicada; área de riscos geológicos; Mineração, GEOcronologia; Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

12-06-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Carla de Mattos; AVELAR, Valter Gama de. ASPECTOS GEO-HISTÓRICOS DA EXPANSÃO URBANA DE LARANJAL DO JARI – AMAPÁ. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 93, p. 77–91, 2023. DOI: 10.14393/RCG249365484. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/65484. Acesso em: 5 dez. 2025.