TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO APLICADOS NA ANÁLISE DE SECA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO SERRA AZUL - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259763493Palabras clave:
Índice de Condição de Vegetação, Sensoriamento Remoto, MODIS, Seca meteorológica, Seca HidrológicaResumen
As recorrentes pressões antrópicas no ambiente têm ocasionado diversas alterações nos ciclos naturais, dentre eles o ciclo hidrológico. A principal consequência das mudanças do ciclo hidrológico está associada ao agravamento da seca e à presença de eventos de escassez hídrica. Nesse aspecto, o objetivo desse trabalho é verificar a eficácia de dados do sensor MODIS para análise de seca meteorológica e hidrológica na região da sub-bacia do ribeirão Serra Azul (MG) por meio de aplicação do índice de condição de vegetação (ICV). Para isso, realizou-se o cálculo do ICV e análises estatísticas com dados meteorológicos, hidrológicos e relatórios climatológicos entre os anos de 2013-2018 com o intuito de identificar a abrangência de seca na sub-bacia. Os resultados permitiram identificar que a presença de eventos externos e aspectos regionais contribuiu para o agravamento da seca. Além disso, verificou-se que a umidade do solo pode ter influenciado o armazenamento de água na região de estudo. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o ICV possui capacidade significante para identificar eventos de seca na região de estudo, confirmando-se por estatísticas nas regressões e correlações das variáveis.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Débora Joana Dutra, Marcos Antônio Timbó Elmiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta Revista aceptan los siguientes términos: a) Autores conserva los derechos de autor y otorga a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial NoDerivs 4.0 International. b) Se permite y anima a los autores a publicar y distribuya su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su sitio web personal), ya que esto puede generar cambios productivos, así como incrementar el impacto y cita de trabajo publicado. c) Por el hecho de aparecer en este diario de acceso público, los artículos son de libre uso, con sus propias atribuciones, en aplicaciones educativos y no comerciales.




