TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO APLICADOS NA ANÁLISE DE SECA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: ESTUDO DE CASO NA SUB-BACIA DO RIBEIRÃO SERRA AZUL - MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG259763493Palavras-chave:
Índice de Condição de Vegetação, Sensoriamento Remoto, MODIS, Seca meteorológica, Seca HidrológicaResumo
As recorrentes pressões antrópicas no ambiente têm ocasionado diversas alterações nos ciclos naturais, dentre eles o ciclo hidrológico. A principal consequência das mudanças do ciclo hidrológico está associada ao agravamento da seca e à presença de eventos de escassez hídrica. Nesse aspecto, o objetivo desse trabalho é verificar a eficácia de dados do sensor MODIS para análise de seca meteorológica e hidrológica na região da sub-bacia do ribeirão Serra Azul (MG) por meio de aplicação do índice de condição de vegetação (ICV). Para isso, realizou-se o cálculo do ICV e análises estatísticas com dados meteorológicos, hidrológicos e relatórios climatológicos entre os anos de 2013-2018 com o intuito de identificar a abrangência de seca na sub-bacia. Os resultados permitiram identificar que a presença de eventos externos e aspectos regionais contribuiu para o agravamento da seca. Além disso, verificou-se que a umidade do solo pode ter influenciado o armazenamento de água na região de estudo. Através dos resultados obtidos, verificou-se que o ICV possui capacidade significante para identificar eventos de seca na região de estudo, confirmando-se por estatísticas nas regressões e correlações das variáveis.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Débora Joana Dutra, Marcos Antônio Timbó Elmiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.