MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO NA MICROBACIA DE UM IGARAPÉ AMAZÔNICO ENTRE 1987 E 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249162247

Palavras-chave:

Bacia amazônica, Ocupação do solo, Geoprocessamento, Landsat, Preservação de corpos hídricos

Resumo

Diversas cidades sofrem com a expansão urbana desordenada, favorecida por ocupações humanas espontâneas que geralmente contribuem para a degradação ambiental. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as dinâmicas espacial e temporal das mudanças de uso e cobertura do solo, entre 1987 e 2018, na microbacia de um igarapé na Amazônia brasileira. Para isso, o método incluiu técnicas de processamento digital de imagens de sensoriamento remoto, bem como visita in loco a pontos estratégicos do curso principal do igarapé, classificação supervisionada pelo algoritmo Máxima Verossimilhança e imagens dos satélites Landsat 5 TM e Landsat 8 OLI. Os resultados mostram a perda da vegetação densa e o aumento considerável das áreas edificadas ou com solo exposto. Nesse sentido, conclui-se que o ambiente sofreu profunda intervenção humana nos últimos 31 anos, sem qualquer tipo de reparação da vegetação nativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Renato Silva Santiago, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Graduado em Administração e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

  • Rodolfo Maduro Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

    Licenciado em Matemática, mestre e doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atua no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade (UFOPA).

  • Jaílson Santos de Novais, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Botânica e doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia. Atua nos Programas de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (IFBA/UFSB) e em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA).

Downloads

Publicado

22-02-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTIAGO, Renato Silva; ALMEIDA, Rodolfo Maduro; NOVAIS, Jaílson Santos de. MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO NA MICROBACIA DE UM IGARAPÉ AMAZÔNICO ENTRE 1987 E 2018. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 21–36, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162247. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62247. Acesso em: 30 dez. 2025.