MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO NA MICROBACIA DE UM IGARAPÉ AMAZÔNICO ENTRE 1987 E 2018

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCG249162247

Palavras-chave:

Bacia amazônica, Ocupação do solo, Geoprocessamento, Landsat, Preservação de corpos hídricos

Resumo

Diversas cidades sofrem com a expansão urbana desordenada, favorecida por ocupações humanas espontâneas que geralmente contribuem para a degradação ambiental. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as dinâmicas espacial e temporal das mudanças de uso e cobertura do solo, entre 1987 e 2018, na microbacia de um igarapé na Amazônia brasileira. Para isso, o método incluiu técnicas de processamento digital de imagens de sensoriamento remoto, bem como visita in loco a pontos estratégicos do curso principal do igarapé, classificação supervisionada pelo algoritmo Máxima Verossimilhança e imagens dos satélites Landsat 5 TM e Landsat 8 OLI. Os resultados mostram a perda da vegetação densa e o aumento considerável das áreas edificadas ou com solo exposto. Nesse sentido, conclui-se que o ambiente sofreu profunda intervenção humana nos últimos 31 anos, sem qualquer tipo de reparação da vegetação nativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Silva Santiago, Universidade Federal do Oeste do Pará

Graduado em Administração e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Mestre em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida pela Universidade Federal do Oeste do Pará.

Rodolfo Maduro Almeida, Universidade Federal do Oeste do Pará

Licenciado em Matemática, mestre e doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. É professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Atua no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física e no Programa de Pós-graduação em Ciências da Sociedade (UFOPA).

Jaílson Santos de Novais, Universidade Federal do Sul da Bahia

Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas, mestre em Botânica e doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Professor associado da Universidade Federal do Sul da Bahia. Atua nos Programas de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (IFBA/UFSB) e em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (UFOPA).

Downloads

Publicado

22-02-2023

Como Citar

SANTIAGO, R. S.; ALMEIDA, R. M.; NOVAIS, J. S. de. MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO NA MICROBACIA DE UM IGARAPÉ AMAZÔNICO ENTRE 1987 E 2018. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 24, n. 91, p. 21–36, 2023. DOI: 10.14393/RCG249162247. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/62247. Acesso em: 12 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos