MUDANÇAS NO USO E COBERTURA DO SOLO NA MICROBACIA DE UM IGARAPÉ AMAZÔNICO ENTRE 1987 E 2018
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG249162247Palavras-chave:
Bacia amazônica, Ocupação do solo, Geoprocessamento, Landsat, Preservação de corpos hídricosResumo
Diversas cidades sofrem com a expansão urbana desordenada, favorecida por ocupações humanas espontâneas que geralmente contribuem para a degradação ambiental. Esta pesquisa objetivou identificar e analisar as dinâmicas espacial e temporal das mudanças de uso e cobertura do solo, entre 1987 e 2018, na microbacia de um igarapé na Amazônia brasileira. Para isso, o método incluiu técnicas de processamento digital de imagens de sensoriamento remoto, bem como visita in loco a pontos estratégicos do curso principal do igarapé, classificação supervisionada pelo algoritmo Máxima Verossimilhança e imagens dos satélites Landsat 5 TM e Landsat 8 OLI. Os resultados mostram a perda da vegetação densa e o aumento considerável das áreas edificadas ou com solo exposto. Nesse sentido, conclui-se que o ambiente sofreu profunda intervenção humana nos últimos 31 anos, sem qualquer tipo de reparação da vegetação nativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Renato Silva Santiago, Rodolfo Maduro Almeida, Jaílson Santos de Novais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.