PERSPECTIVAS MULTIESCALARES NA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: UM ENSAIO SOBRE SEUS DESAFIOS TEORICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238859602Palavras-chave:
Escalas geográficas, Relação sociedade-natureza, Espaço geográficoResumo
As problematizações sobre a questão escalar na Geografia atreladas, principalmente, com as questões da representação, da sua vinculação com a escala cartográfica e do seu papel na apreensão das dinâmicas do espaço geográfico, nos demonstram a importância do aprofundamento sobre o tema. Neste contexto, o presente artigo buscou abordar considerações acerca das escalas geográficas, incorporando o debate sobre a questão do espaço em movimento, das escalas enquanto construção social e da inter-relação entre escalas. Estas contribuições serviram de base para a elaboração de um esquema-síntese que objetiva trabalhar com a multiescalaridade na apreensão do espaço geográfico, entendido por meio da relação dialética das dinâmicas da natureza e da sociedade. Esta abordagem permitiu articular o processo de (re)produção do espaço geográfico com o movimento da diferenciação espacial, enquanto síntese das configurações espaciais da natureza e da sociedade, considerando a apreensão deste momento e suas contradições por meio de uma perspectiva multiescalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jéssica de Sousa Baldassarini
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.