PERSPECTIVAS MULTIESCALARES NA RELAÇÃO SOCIEDADE-NATUREZA: UM ENSAIO SOBRE SEUS DESAFIOS TEORICO-METODOLÓGICOS
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG238859602Palavras-chave:
Escalas geográficas, Relação sociedade-natureza, Espaço geográficoResumo
As problematizações sobre a questão escalar na Geografia atreladas, principalmente, com as questões da representação, da sua vinculação com a escala cartográfica e do seu papel na apreensão das dinâmicas do espaço geográfico, nos demonstram a importância do aprofundamento sobre o tema. Neste contexto, o presente artigo buscou abordar considerações acerca das escalas geográficas, incorporando o debate sobre a questão do espaço em movimento, das escalas enquanto construção social e da inter-relação entre escalas. Estas contribuições serviram de base para a elaboração de um esquema-síntese que objetiva trabalhar com a multiescalaridade na apreensão do espaço geográfico, entendido por meio da relação dialética das dinâmicas da natureza e da sociedade. Esta abordagem permitiu articular o processo de (re)produção do espaço geográfico com o movimento da diferenciação espacial, enquanto síntese das configurações espaciais da natureza e da sociedade, considerando a apreensão deste momento e suas contradições por meio de uma perspectiva multiescalar.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jéssica de Sousa Baldassarini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.