OS GERAIZEIROS E OS USOS DO TERRITÓRIO E A SOCIOBIODIVERSIDADE EM BURITIZEIRO-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCG0058473Palavras-chave:
Sociobiodiversidade, Cerrado, RESEX, GeraizeirosResumo
O objetivo deste trabalho é analisar como ocorre nos lugares os diferentes usos do território no município de Buritizeiro na área delimitada para implantação da Reserva Extrativista Serra do Alemão. Ao tratarmos de processos amplos discutimos a importância da sociobiodiversidade do Cerrado na região Norte de Minas Gerais, principalmente em espaços comunitários. As informações foram obtidas a partir de trabalho de campo em duas comunidades rurais que estão situadas na área delimitada. Nas comunidades Gerais do Calixto e Lança 1 dialogamos demoradamente com os sujeitos locais obtendo descrições detalhadas das suas práticas sociais, das paisagens, dos seus modos de vida, de suas lutas e mobilizações para se manterem como populações tradicionais e extrativistas. A luta em defesa do território foi narrada como repleta de estratégias sociais para permanecerem dilatando suas experiências. O uso do território requisitado a ser RESEX pelos geraizeiros, além de ser uma forma de resistência é nos lugares que eles criam e também recriam ciências sobre formas, conteúdos e estruturas sociais objetivando garantir a vida em suas várias dimensões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. b) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado. c) Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.